– Tópicos –
Singctur-PI no Primeiro Famtour de Amarante
O município de Amarante foi exaltado pela presidente do Sindicato de Guias e Condutores de Turismo do Piauí (SINGCTUR-PI), Zélia Santos, por seu crescente destaque no cenário turístico estadual e nacional. Com uma experiência prolongada acompanhando o desenvolvimento da região, Zélia afirmou que Amarante está “no rumo certo desde sempre”, um posicionamento reforçado pela revitalização do centro histórico e pela inclusão da cidade nos roteiros turísticos do estado do Piauí e nacional.
Autoridades presentes no Primeiro FamTour de Amarante
Zélia Santos participou ativamente do Primeiro Famtour – Roteiro Entre Rios, Poesias e Tradições, realizado nesta quinta-feira (28), com recepção na Escadaria da Costa e Silva. O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito Professor Adriano, a primeira-dama, secretários municipais, vereadores e Diego Teixeira, ex-prefeito e atual secretário de Governo.
Amarante, mais que um local de passagem
Durante o Famtour, Zélia Santos destacou em entrevista ao Somos Notícia que Amarante deve ser mais do que apenas um local de passagem, transformando-se em um destino onde o visitante deve “chegar, almoçar e, se for o caso, continuar”. Ela observou mudanças significativas nos últimos anos, que incluem a valorização da história do poeta Da Costa e Silva e a preservação de sua rica identidade cultural. A presidente do Sindicato sublinhou elementos como a “tradição, a parte cultural, a parte religiosa, o Cavalo Piancó” e a figura da “Sibita, que é uma figura hilária”, descrevendo-a como uma “pérola de Amarante”. A nova “roupagem” e o roteiro turístico visam atrair tanto turistas nacionais quanto internacionais para essa “joia rara” do Piauí.
Compromisso do SINGCTUR-PI com o desenvolvimento turístico
Ainda em conversa com o site, Zélia Santos reforçou o apoio do SINGCTUR-PI ao turismo de Amarante, onde o sindicato possui “uma grande representação”. Ela mencionou suas próprias experiências na cidade, incluindo visitas aos museus, ao Corredor Cultural, ao Mirante e até mesmo à prática de tirolesa (no Lira Eco Parque), demonstrando a diversidade de atrações que Amarante oferece. A colaboração com o projeto de roteirização é vista como essencial para “alavancar” e mostrar o que a cidade tem a oferecer.
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia
