Em meio à pandemia do novo coronavírus, os estudantes do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Padre Joaquim Nonato Gomes, localizado no bairro Bela Vista, em Teresina, conquistaram duas medalhas, prata e bronze, e vinte e três menções honrosas no Concurso Canguru de Matemática 2020.
As medalhas de prata e bronze foram conquistadas pelos estudantes Fausto Tupinambá e Yasmin Gabrielly, respectivamente, além das menções honrosas alcançadas pelos outros participantes na competição internacional de matemática destinada aos alunos do Ensino Fundamental e Médio.
O diretor Antônio Filho pontua que o centro de tempo integral atende 308 estudantes e, mesmo com a pandemia, as equipes de gestão e pedagógica conseguiram mobilizar a participação de 70% dos estudantes no concurso. Ele explica que devido à pandemia não foi possível seguir a preparação adequada aos alunos mas, ainda sim, conseguiram resultados positivos no concurso Canguru de Matemática.
“A escola sempre participa da prova Canguru de Matemática, como uma forma de verificar o nível de aprendizagem dos alunos. Em 2019 foi um ano importante, pois tivemos uma melhora considerável da proficiência em matemática e acredito que isto se refletiu para que estes alunos neste ano pudessem ter uma nota muito boa, tendo em vista que não tivemos como preparar melhor os nossos alunos devido à pandemia”, disse.
Mobilização
Antonio Filho relata ainda como a mobilização da comunidade escolar foi importante para elevar o número de participantes na prova, uma vez que esta não era obrigatória. “A escola inscreveu os estudantes, do 6º ao 9º ano, ainda no início do período letivo e então veio a pandemia obrigando a remarcação da prova de março para junho, no formato on-line. A motivação dos estudantes foi realizada de forma remota com o professor de matemática sempre incentivando os estudantes Contamos com o empenho dos alunos e felizmente tivemos a grata alegria dos nossos alunos conquistarem as medalhas de prata e bronze, e também das menções honrosas”, ressaltou o diretor.
O gestor complementa ainda que o acompanhamento das aulas remotas continua acontecendo com boa participação dos estudantes. Para os estudantes que não possuem acesso à internet, a escola providenciou o caderno de atividades impressas e os outros alunos seguem as atividades com aulas remotas. “Estamos trabalhando firmes para que nenhum aluno se perca e continuem motivados para a realização das atividades. Professores e gestão escolar estão empenhados no acompanhamento das atividades para que possamos obter melhores resultados ao final do ano. Sabemos das dificuldades das famílias, da saudade dos estudantes do presencial, mas eles se mostraram empenhados em realizar as atividades e temos feito o trabalho para tudo se resolver”, finaliza.
Compartilhe este post