Um aluno do Instituto Federal do Piauí (IFPI) foi preso em Teresina após proferir ameaças contra professores e servidores da instituição. O incidente ocorreu devido a uma solicitação não atendida de um computador para uso do aluno. Segundo a Polícia Militar, o estudante teria se irritado após a quebra de seu notebook e a falta de providências para lhe fornecer outro equipamento.
A causa da ameaça aos professores e servidores
O aluno, do curso de Informática, solicitou um computador aos professores após seu notebook quebrar. Diante da demora no atendimento de sua solicitação, começou a proferir ameaças, inclusive de morte, contra dois servidores: um médico e uma enfermeira.
A Polícia Militar foi acionada e tentou dialogar com o estudante, que questionou a autoridade da PM para atuar no local, alegando que o IFPI é um órgão federal. Os policiais explicaram que têm autorização para entrar em qualquer lugar quando são solicitados.
A polícia informou que o aluno já possuía um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por uso de entorpecentes. O estudante foi conduzido à Central de Flagrantes e liberado horas depois.
O IFPI emitiu uma nota de repúdio ao ocorrido, manifestando seu compromisso com um ambiente respeitoso e inclusivo. Após a ameaça aos professores e servidores, a instituição reforçou seus valores de respeito mútuo e convivência harmoniosa, afirmando que atitudes como a do aluno não são condizentes com a missão educacional do IFPI.
Os servidores registraram boletim de ocorrência por desacato a servidor público e agressão verbal.
Nota do IFPI
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) vem a público manifestar seu repúdio a um episódio ocorrido nesta terça-feira (14), envolvendo a agressão verbal de dois servidores do Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Especiais do campus Teresina Zona Sul por parte de um estudante da nossa instituição.
Os servidores acionaram a Polícia Militar e registraram boletim de ocorrência por desacato a servidor público e agressão verbal. O aluno foi conduzido à Central de Flagrantes onde prestou depoimento e foi liberado horas depois.
O IFPI tem como valores fundamentais o respeito mútuo, a convivência harmoniosa e a ética no ambiente acadêmico. Atitudes que violem esses princípios não são condizentes com a missão educacional e formativa que orienta nossas ações. Reiteramos nosso compromisso com a aplicação das medidas cabíveis, sempre priorizando a manutenção de um ambiente saudável, respeitoso e inclusivo para todos.
O IFPI destaca a importância para que a comunidade acadêmica reflita sobre a importância do diálogo respeitoso e da construção de relações pautadas na empatia e no respeito às diferenças. Episódios como este reforçam a necessidade de seguirmos trabalhando pela promoção de uma convivência mais justa e pacífica em nossa Instituição.
Compartilhe este post