O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o Piauí, um de alerta amarelo e outro de alerta laranja, indicando a possibilidade de chuvas fortes e temporais em todo o estado. Os avisos começaram a valer na manhã de hoje e seguem por tempo indeterminado.
- Alerta Amarelo: Abrange as regiões Sudeste, Centro-Norte, Sudoeste e Norte do Piauí, com risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos entre 40 e 60 km/h, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos com descargas elétricas.
- Alerta Laranja: Cobre as regiões Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste do estado, onde pode chover entre 30 e 50 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores e a não estacionar veículos próximos a torres e outdoors. Recomenda-se também, se possível, desligar os aparelhos elétricos das tomadas e o quadro geral de energia. Em caso de emergência, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados.
De acordo com o climatologista Werton Costa, diretor de Mitigação da Defesa Civil Estadual, as instabilidades devem se intensificar no Norte do Piauí nas próximas 72 horas, enquanto no Sul do estado a chuva continua forte. Cidades como Marcolândia, Queimada Nova, Bela Vista do Piauí e São Raimundo Nonato já registraram chuvas consideráveis.
As fortes chuvas já causaram transtornos no estado, com relatos de casas desabando e danos em rodovias. Em algumas cidades do Sul, como Picos, houve alagamentos e famílias ficaram desabrigadas. Em Teresina, os bombeiros atenderam diversas ocorrências durante a chuva, incluindo a queda de uma árvore sobre uma viatura.
Com informações do Portal O Dia
Compartilhe este post