O Cortejo Cultural tomou conta das ruas de Amarante no segundo dia das festividades do Festival Cultural, que celebra de 1º a 4 de agosto, os 148 anos de emancipação política do município.
Dentre as apresentações, o público saiu de casa para ver as alas do Mirim Cidadão, a batucada dos alunos da Rede Municipal de Ensino, a animação do grupo Girassol, capoeiristas do grupo Abrac – de Regeneração, o Balé Clássico de Amarante e a banda Nova Euterpe.
O cortejo passou por ruas e avenidas de Amarante com finalização na avenida Petrônio Portela – corredor da folia do 3º Festival Cultural, onde houve show de Climério e Jonatas, apresentações da Orquestra Sanfônica de Teresina e João Cláudio Moreno com Soraya Castelo Branco e Flávio Moura com o show ‘O melhor de Três’.
O secretário de Cultura e Turismo, Ronaldo Brandão, considera que o sucesso do cortejo precisa ser atribuído a todas as secretarias. “O cortejo tem ampla participação da Assistência Social e das demais secretarias. Esse mérito vai para todos, pois se trata de uma iniciativa pioneira em nosso município onde todos estamos engajados em fazer valer o que temos de melhor, que é a nossa cultura.”
Centenas de jovens, adultos e idosos saíram Amarante, a partir das 17h30, com saída da praça do Pousada Velho Monge. O prefeito Diego Teixeira, acompanhado dos assessores municipais, participou do evento.
Ele falou sobre a importância da festa para Amarante. “A palavra resgate cultural precisa estar associada a valorização do que temos de bom. Amarante é rica em vários aspectos. Um evento como este apenas fortalece a nossa expressão histórica e cultural.”
No palco principal, houve apresentações culturais a exemplo do Cavalo Piancó – da escola Antonio Gramoza, declamações de poesias, Tiago Jackson – cover do Michael Jackson, professor Rogério (cantor e violonista) e uma apresentação da quadrilha Geração Nordestina. No Ginásio Poliesportivo Municipal, aconteceram partidas de futsal.
Fotos e vídeo: Leomar Duarte e Gisele Duarte | Somos Notícia