Agricultoras de São Pedro – As trabalhadoras rurais do município de São Pedro do Piauí tiveram uma tarde de homenagens, alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na última terça-feira.
O evento aconteceu nesta sexta-feira (11) na sede da entidade com a presença de mais de cem mulheres da categoria.
Em meio às homenagens houve exibição de mensagens em vídeo, entrega de brindes e palestras sobre políticas públicas de saúde e educação.
As palestras foram conduzidas pela presidente do STR, Neumária Cordeiro; pela presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetag), Elisângela Maria; e também pela representante do polo sindical da Fetag no Médio Parnaíba, Gonçala Silva. Participou da solenidade a contadora da Fetag e do STR de São Pedro, Osmarina Sousa.
As homenagens foram momentos de reconhecimento e muita emoção para a agricultora Pedra Maria da Silva. “Estou satisfeita demais, até porque a nossa presidente Neumária vem trabalhando muito bem. Esse acontecimento é muito importante para nós mulheres agricultoras de São Pedro”
Agricultoras de São Pedro parabenizam ao STR pela homenagem
Dona Antonia Maria da Silva Sousa considera justa a homenagem, e agradece ao STR. “É uma maravilha! A gente não tinha essas festas, e hoje somos homenageadas como trabalhadoras e como mulheres. Para mim, esse é resultado de um bom trabalho que a nossa presidente Neumária vem fazendo.”
A agricultora Maria de Jesus ficou feliz com as mensagens durante a solenidade. “A festa está muito bonita, muito organizada. A presidente está de parabéns. Estou frequentando todas as nossas reuniões e me sinto muito bem. Aqui, eu me sinto em casa porque o sindicato está fazendo o seu papel muito bem.”
O secretário geral do STR de Amarante, Leomar Duarte, elogiou a iniciativa do STR. Ele considera que o papel da mulher é importante para a transformação social, mas um fator o preocupa: “É muito bom que as mulheres estejam à frente dos movimentos e dos acontecimentos sociais em geral. O que ainda me preocupa é a violência contra elas, o que parece não ter fim. É preciso que se lute contra essa desigualdade”
A presidente do STR de Amarante, Luíza Neta, durante sua fala parabenizou ao sindicato de São Pedro pela iniciativa e ratificou a fala do seu secretário Leomar Duarte. “A mulher precisa perder o medo de dizer a verdade quando ela for agredida. Ela precisa buscar políticas públicas por meio do ingresso na política.”
A organizadora da festa e presidente do STR, Neumária Cordeiro, disse às mulheres que elas têm um papel transformador na sociedade, mas que precisam estar informadas sobre o valor que têm.
“A gente quer que o nosso trabalhador esteja sempre bem informado. As nossas mulheres precisam ser valorizadas para que elas entendam o valor que elas têm no meio rural e na sociedade”, afirmou Neumária Cordeiro.
Sobre a homenagem, ela foi parabenizada por todas as mulheres presentes. “Antes de militar na política partidária eu já vinha fazendo esse trabalho de dedicação aos trabalhadores rurais, e também à política pública para mulheres”, reforça Neumária.
Durante a palestra, a representante do Polo Sindical da Fetag no Médio Parnaíba, Gonçala Silva, destacou os tipos de violências contra a mulher e fez um alerta quanto a submissão e a opressão sofridas por elas. “Precisamos lutar para acabar com essas estimativas contra as mulheres. Temos que denunciar e mostrar que a gente tem direitos, que a gente tem força, que a gente tem voz e que a gente tem vez”
A presidente da Fetag, Elisângela Maria, lembrou que a data é de comemorações e também de reivindicações. “A Fetag está preocupada e se organiza para fortalecer as mulheres. Esse é um direito que tem que ter como garantia a sua manutenção. Estamos nos organizando para o Grito da Terra, que é uma política importante em defesa dos trabalhadores.”
Ela reforçou a importância das políticas públicas como agentes transformadores em benefício das mulheres e do trabalhador rural.
Ao todo, 120 cestas básicas foram entregues às mulheres presentes. Antes do encerramento da festa, as mulheres cantaram parabéns e participaram do sorteio de brindes doados por colaboradores do evento.
Edição, fotos e postagem: Denison Duarte