Adapi afirma desconhecer recebimento de ‘sementes misteriosas’ em Amarante

Amarante

Após divulgação em sites e blogs acerca do recebimento de sementes misteriosas em Amarante, oriundas da China, o Somos Notícia foi ouvir a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí nesta terça-feira (20). A agência confirmou não ter conhecimento de casos no município.

Segundo a coordenadora da Unidade de Sanidade Animal e Vegetal (Usav’s), Francília Santos Barbosa, a Adapi tem registro de recebimento das sementes apenas em Regeneração, caso ocorrido há dois meses.

“O caso não é recente. A pessoa adquiriu as sementes há dois meses quando recebeu uma encomenda de um site chinês. Ao receber as sementes, ela as deixou numa gaveta. Quando o técnico estava orientando as pessoas durante entrevista em uma emissora de rádio sobre o assunto em Regeneração a pessoa ouviu e fez a entrega das sementes no escritório da Adapi no município”, explicou a coordenadora.

As sementes, segundo Francília Barbosa, foram encaminhadas para a Central da Adapi, em Teresina, por volta do dia 09 de outubro, de onde foram encaminhadas para o Ministério da Agricultura onde serão devidamente identificadas. “Nós trabalhamos com a defesa vegetal e buscamos evitar que pragas que não existem aqui cheguem até nós. A nossa preocupação é que essas sementes sejam ervas daninhas que possam impactar o Agronegócio no Brasil.”

Sobre o recebimento das sementes em Amarante, ela assegura não ter conhecimento sobre o assunto. “Não tenho conhecimento de recebimento dessas sementes em Amarante. O que nos chegou foi esse caso de Regeneração, sobre o qual já tomamos as devidas providências”, finalizou.

No dia 2 de outubro, já havia registro de recebimento das sementes em 23 estados do Brasil, segundo informou o Ministério.

Sobre algumas que foram analisadas, o órgão informou que “após análises laboratoriais, foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como ervas daninhas)”.

A Adapi, núcleo de Amarante, orienta que em casos de recebimento dessas sementes, que elas sejam entregues na Adapi para encaminhamento à Central do órgão em Teresina e enviadas ao Ministério da Agricultura. Outra recomendação é que não sejam abertos os saquinhos recebidos com as sementes.

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa

Deixe um comentário