Hoje, sexta-feira (11), celebra o Dia Internacional Da Menina

Geral

Nesta sexta-feira (11), é celebrado o Dia Internacional Da Menina, em todo o mundo, milhões de meninas sofrem todo o tipo de discriminação, abusos e violências desde a primeira infância. A desigualdade de gênero, por exemplo, é uma prática que contribui para o aumento da pobreza contra meninas. Diante dessa realidade, surgiu o “Dia Internacional da Menina”. Mas afinal, o que significa essa data?

Em setembro de 2015, os 193 países membros das Nações Unidas adotaram uma nova política global: a agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que tem em seu quinto objetivo, a igualdade de Gênero, e tem como meta no Brasil, buscar eliminar todas as formas de discriminação de gênero, nas suas intersecções com raça, etnia, idade, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, territorialidade, cultura, religião e nacionalidade, em especial para as meninas e mulheres do campo, da floresta, das águas e das periferias urbanas, buscando alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

A iniciativa tem o objetivo final de conscientizar a população mundial sobre o empoderamento das meninas de todo o mundo e, particularmente, em países em desenvolvimento, por meio da educação. Além disso, a ação estimula o desenvolvimento de projetos e políticas públicas para impulsionar o potencial das meninas e assegurar o pleno exercício de seus direitos.

Uma pesquisa feita com mais de 1.700 meninas de 6 a 14 anos nas cinco regiões do Brasil, em 2013 – “Crescendo entre direitos e violências” revela um panorama preocupante. As informações levantadas denunciam um contexto de gritantes desigualdades de gênero, que prejudica o pleno desenvolvimento de suas habilidades para a vida. E os exemplos são alarmantes.

As antigas formas de discriminação contra as meninas continuam e, em alguns casos, estão piorando. As meninas no Afeganistão estão impedidas de exercer os seus direitos e liberdades mais básicos, confinadas em suas casas, sem esperança de ter uma educação ou independência econômica.

Novas formas de preconceito e de desigualdade estão surgindo. O fosso digital significa que muitas meninas são excluídas do mundo online. Os algoritmos baseados na experiência de homens e meninos estão digitalizando e ampliando o sexismo.

No entanto, em todo o mundo, as meninas estão reagindo – confrontando o sexismo, combatendo os estereótipos e criando mudanças nos campos de futebol, nas escolas e na praça pública. Devemos apoiá-las.
As mulheres e as meninas podem levar-nos a um futuro mais justo.

Neste Dia Internacional das Meninas, vamos amplificar as suas vozes e renovar o compromisso de trabalharmos conjuntamente para construir um mundo onde todas as meninas possam liderar e prosperar.

Foto: Karla Neto
Compartilhe este post
Tania SobreiraEletrocarroCinara Cristina Citopatologista Dra JosileneAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa

Deixe um comentário