POR: ASCOMPCMA
Desde da última terça-feira(30), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realiza, em Brasília, o seminário Oitivas e Interrogatórios Policiais: Gerando Resultados, Garantindo Direitos e Protegendo Pessoas. A ação reúne gestores em segurança pública com o objetivo de promover técnicas de entrevistas não coercitivas para testemunhas, suspeitos e vítimas.
A Polícia Civil do Maranhão representada pelo Delegado de Polícia, Lúcio Reis, participa do seminário que visa explorar os desafios dos interrogatórios policiais, além de desenvolver métodos investigativos mais eficientes, com o propósito de promover uma transformação ética nas práticas policiais, especialmente na polícia judiciária.
O evento, que encerra nesta quarta-feira(31), também busca aumentar a conscientização sobre as técnicas baseadas em evidências científicas para melhorar a qualidade das investigações e estabelecer a entrevista investigativa como um método essencial para obter informações precisas e confiáveis de vítimas e testemunhas.
A iniciativa é fruto da colaboração entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), por meio da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) e a Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública; o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Cognição e Justiça (COGJUS); o Escritório da ONU sobre Drogas e Crime (UNODC); a Convention Against Torture Initiative, a Norwegian Centre for Human Right da Universidade de Oslo (Noruega); e profissionais especialistas das Polícias Federal e Civil.
Foto: Everton Ubal/MJSP
Fonte: Polícia Civil do Maranhão
Compartilhe este post