A Polícia Civil prendeu em Bacabal-MA um membro de uma quadrilha que fraudava o programa Ceará Sem Fome. O criminoso, capturado nesta quinta-feira (25), fazia parte de um grupo que invadia o sistema de uma empresa credenciada ao programa para reativar cartões inativos e realizar compras ilegais.
Com um golpe de engenharia social, os criminosos se infiltraram nos sistemas da empresa, permitindo que eles manipulassem os dados dos beneficiários e desviassem recursos públicos.
A ação da Polícia Civil do Ceará, que deflagrou a Operação Klapaucius, contou com o apoio de policiais civis do Maranhão e do Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos (DCCT), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações criminais (SEIC).
A operação Klapaucius, que envolveu equipes dos três estados, busca desarticular completamente essa organização criminosa que lucrava com a miséria alheia.
A operação também inclui o cumprimento de mandados de bloqueio e sequestro de bens, dado que o prejuízo estimado às vítimas é de aproximadamente R$ 1.600.000,00.
Operação Klapaucius
Batizada de Klapaucius, a operação faz referência a um truque utilizado em jogos virtuais para aumentar a conta bancária dos personagens sem trabalho. Até o momento, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva nos estados do Maranhão, Ceará e Rio de Janeiro.
As autoridades continuam as investigações para desmantelar completamente a organização criminosa e minimizar os danos causados pelo esquema de fraude.
Com informações da Polícia Civil do Maranhão
Compartilhe este post