EL PAÍS

DjMariio, criador de conteúdo: “Streamers e televisão não são obrigados a se entender. São códigos diferentes

Tecnologia

Em 13 de junho de 2019, o Real Madrid presenteou seus torcedores com Eden Hazard, a contratação mais cara da história do clube. No entanto, no momento em que o jogador se preparava para entrar em campo, centenas de jornalistas credenciados olharam confusos para as arquibancadas: perto da esquina, um jovem que se gravava com seu celular correu em direção à massa causando uma confusão canto: “Mario, suba O caminho!”. Quatro anos depois, Hazard e o Real Madrid chegaram a um acordo para a rescisão do seu contrato e Mario Alonso Gallardo (32 anos), mais conhecido como DjMariio, é um dos youtubers esportes de maior impacto global. O caminho, uma das modalidades do videogame FIFA, acabou tornando-o tremendamente popular a partir de uma rigorosa dieta de publicações na plataforma Google: “Foi acordar e jogar, gravar, editar por horas, subir e rezar para que não bater e, ao mesmo tempo, terminar, mais horas de direto Ultimate Team [otro modo del juego]”. Fazia anos que eu postava vídeos, mas de 2014 a 2019 essa dedicação passou a ser diária.

Até aquele verão de Hazard, quando as atenções de milhares de jovens no Bernabéu se voltaram para um youtuber que acompanhavam há anos, DjMariio trabalhava sozinho e em casa. Quatro anos depois, “as coisas mudaram muito”, mas não todas: lidera uma pequena equipa de trabalho, os seus canais multiplicaram-se para além do Google e até deu a proclamação em sua cidade, Móstoles. Lá ele continua morando, indo à academia pela manhã e comendo com a mãe ao meio-dia. Entretanto, tornou-se um meio de comunicação em si, capaz de captar entrevistas com Pep Guardiola o retos junto a Cristiano Ronaldo, e é o fundador de um dos três marcos na criação de conteúdo na Espanha que a mídia tradicional é quase obrigada a cobrir: a Liga dos Reis e Rainhas (na qual é presidente de um clube), La Velada del Año e O Grande Jogo dos YouTubers, cuja quarta edição acontecerá neste sábado no estádio Ciutat de València. Lá desfilarão 40 das principais flâmulas em espanhol (Ibai Llanos, TheGrefg, Coscu) para colocar os líderes espanhóis contra seus colegas latino-americanos pela primeira vez. Em suma, uma soma de audiências convocadas quebrando seu recorde de audiência em um evento de produção independente.

Perguntar. Ao contrário de muitos dos flâmulas que participa neste sábado do Grande Jogo dos YouTubers, ainda tem dois compromissos: morar na sua cidade, Móstoles, e não se mudar para o Twitch. Porque?

Responder. A coisa de Móstoles é uma decisão vital. Pela família, pelos amigos, por ter o Bernabéu a dois passos, por jogar futebol com o meu pai às quintas-feiras, por comer com a minha mãe todos os dias…

P. Você vai comer na casa da sua mãe todos os dias?

R. Sim, eu vou à academia antes e como com ela. É o maior luxo cotidiano. Também estou muito feliz por ter permitido financeiramente que ela parasse de trabalhar.

P. E perguntei a ele sobre sua teimosia com o YouTube. No confinamento, o Twitch tornou-se a plataforma hegemónica de direct on-line. Porque?

R. Gosto da plataforma e me sinto amado. Eu estava fazendo streams no YouTube anos antes do Twitch explodir. Já trabalhei para outros, como Mixer, também tenho Twitch, mas o YouTube é minha casa. Há algum sucesso nessa fidelidade, em cuidar da sua janela, em acreditar nela porque, além disso, as pessoas esquecem-se, mas funciona muito bem e continua a ser um grande motor de busca.

Gosto do YouTube e me sinto amada, é minha casa. Há algum sucesso nessa fidelidade, em cuidar de sua janela; as pessoas esquecem, mas funciona muito bem e ainda é um grande mecanismo de pesquisa

DjMariio, 'youtuber' e empresário, posa nos escritórios da Webedia em Madrid.
DjMariio, ‘youtuber’ e empresário, posa nos escritórios da Webedia em Madrid.Andrea Comas

P. O quarto Partidazo enfrentará pela primeira vez o principal flâmulas Espanhóis contra latino-americanos em um cruzamento de audiências que pode ser recorde. Você é obcecado por números? Você é ambicioso?

R. É uma grande oportunidade. Normalmente, para nós, metade do nosso público é da América Latina. Mas eu não fico obcecada com isso. contra a França [tercera edición] Ultrapassamos os 600.000 espectadores. O Grande Jogo deixou-nos mal habituados a mais bilhetes vendidos em campo, mais público ao vivo… Sou ambicioso com o impacto, sim, mas não com o desempenho económico, por exemplo. Nisso vejo que não sou o mais inteligente.

P. Eles têm um relacionamento tão bom quanto parece entre eles? flâmulas Espanhóis?

R. Temos nossas diferenças e sempre há salseo, embora me dê bem com todos. Mas, por exemplo, elxokas mexe com tudo, consegue tirar uma frase do contexto e, de fato, mexe mais do que parece. E aí você pode cruzar com outros seguidores, por exemplo, da América Latina, uns contra os outros… às vezes eles se envolveram com alguns que você surta.

P. Além de La Velada del Año, promovido por Ibai Llanos, e El Partidazo de YouTubers, a maioria de vocês está envolvida no mais alto nível na Liga dos Reis e Rainhas. O que isso significou para você?

R. Chegou a mim como uma luva. Tem sido um ar fresco para o meu canal, que já está cheio de gente que gosta de videogame e futebol. Mas eu precisava virar a página do FIFA, adicionar outros conteúdos. Seguidores de Ibai ou TheGrefg podem gostar mais ou menos, podem coincidir ou não, mas no meu caso foi oxigênio.

P. Encheram o Camp Nou, jogaram contra Pirlo, Ronaldinho ou Shevchenko e, acima de tudo, reuniram audiências relevantes. Eles esperavam receber tanto?

R. Nem remotamente. Não na primeira edição. Média de 80.000 ou 100.000 espectadores, só no meu canal. Qualquer partida com meio milhão de espectadores…

P. Eles até venderam os direitos da Mediaset, mas não funcionou. Apesar do interesse da televisão em contar com você, a participação de youtubers y flâmulas ainda sem resultados. Eles são chamados a não se entenderem?

R. quando eu vejo youtubers na TV… sei lá, não dá. E colocar a Liga dos Reis em Cuatro é interessante porque capta um público com mais de 40 ou 50 anos que, de repente, volta a ver jogar Kun Agüero, Iker Casillas ou Piqué e dedica-lhe tempo. Mas essa pessoa vai para o Twitch ou YouTube mais tarde? Tenho minhas dúvidas. E é que talvez não tenhamos que trabalhar na outra tela, não somos obrigados a nos entender. Temos códigos diferentes.

O 'youtuber' DjMariio tem mais de 20 milhões de inscritos em suas redes sociais.
O ‘youtuber’ DjMariio tem mais de 20 milhões de inscritos em suas redes sociais.Andrea Comas

P. E os ritmos, do frenético rolagem do TikTok a partidas que duram mais de duas horas. Como você percebe essa distância entre esses dois campos de entretenimento?

R. Em casa sou o mais velho, o pesado do futebol clássico [partidos de dos horas], mas acho que, com meu irmão de 15 anos, mesmo que eu tente com ele, não funciona. E a mesma coisa acontece comigo depois de assistir vários jogos seguidos da Kings League… são idiomas diferentes

P. A Kings League ampliou o conceito de entretenimento em torno do futebol, mas está longe de ser a única alternativa. A EPG World Cup foi anunciada, Copa do Mundo de Veteranos que será realizada em dezembro. O futebol profissional pode acabar pegando essas alternativas para atualizar seu show?

R. Nos últimos meses, algumas coisas mudaram. Por exemplo, enchemos o Camp Nou. A Kings League recruta seus jogadores na Catalunha e sabemos que existem estádios modestos que nunca tiveram arquibancadas cheias porque agora vão ver jogadores que passaram pela nossa liga. Pode haver algum contágio, como, por exemplo, que os árbitros carreguem um microfone. não haverá uma carta [tarjetas con instrucciones para los partidos creadas por la Kings League] um presidente descer para bater pênalti, mas e os treinadores pedindo o VAR? Há pequenos detalhes, típicos dos Reis, da transmissão que… porque não?

Em casa sou o mais velho, o pesado do futebol clássico [partidos de dos horas], mas acho que, com meu irmão de 15 anos, mesmo que eu tente com ele, não funciona. E a mesma coisa acontece comigo depois de assistir vários jogos seguidos da Kings League… são idiomas diferentes

P. jogar Pró futebol de evolução para, de alguma forma, influenciar o esporte pelo qual é apaixonado. Muitas vezes as pessoas o percebem como um youtuber de sucesso, mas já se passaram 17 anos desde que ele enviou seu primeiro vídeo. Como tem sido esta longa jornada?

R. Era eu passatempo, sim mas. Em 2006, enviei vídeos atingindo pequenos pedaços de Os Simpsons. Obviamente, eles me derrubaram devido a questões de direitos. Em 2010, tudo girava em torno das risadas. Eu enviei vídeos de Chamada à açãode Pro Evolution Soccer. Há uma longa jornada que dura anos. Vídeos com 100 visualizações, surtam com 2.000 inscritos. O momento mais importante é quando fazemos uma pequena reforma em casa e tenho que passar um tempo na casa da minha avó. Aí descubro que instalaram fibra ótica na rua dela, nós a contratamos e, sim, tudo muda.

P. E tudo começou brincando com seu pai sônica. Do que você sente falta dos videogames antes de serem conectados à internet?

R. Bem, basicamente, não havia insetos [errores]. Agora com as atualizações, já é uma dinâmica que, se houver algum problema, ele é resolvido. Mas antes havia algo incrível no fato de com o videogame você acessar algo perfeito, que funcionava o tempo todo, tão bem pensado: A Lenda de Zelda: Ocarina of Time o Metal Engrenagem SólidaPenso em jogos assim e é como se fossem obras de arte, impecáveis, tudo no seu devido lugar.

P. Ao contrário de muitos de seus colegas, ele é uma pessoa extrovertida e sociável, que gosta de estar na rua. Como é o relacionamento com seus seguidores?

R. A única coisa complicada é estar festejando com meus amigos e não poder me mexer. Às vezes parece um conhecer e cumprimentar e eu sofro por cortar o rolo para eles. As pessoas me tratam bem e não tenho nenhum problema, mas me sinto mal pelas pessoas que podem vir comigo.

P. Alguns desses jovens que hoje lhe pedem fotos o acompanham desde crianças. Alguns deles, tão famosos quanto Carlos Alcaraz.

R. Sim, ou Bizarrap ou Quevedo. Tem gente que me fala, te sigo desde os 12 anos, te sigo desde os 15 anos. É estranho e, acima de tudo, difícil poder retribuir todo esse amor.

você pode seguir MATÉRIA em Facebook, Twitter e Instagramo apuntarte aquí para recibir nosso boletim semanal.


Com informações do EL Pais / Tecnología

Compartilhe este post
Tania SobreiraEletrocarroCinara Cristina Citopatologista Dra JosileneAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa