OMS acaba com a emergência global de Mpox

OMS acaba com a emergência global de Mpox

Internacional

A declaração da OMS é um reconhecimento de que o mundo administrou com sucesso um surto internacional, mesmo enquanto ainda se recuperava da pandemia de Covid-19.

A resposta inicial ao surto vacilou, assim como aconteceu quando a Covid começou a se espalhar. Mas a maioria dos países conseguiu conter suas epidemias com uma combinação de vacinação e mudanças comportamentais entre as comunidades afetadas.

Mpox foi a segunda emergência global da OMS em dois anos e a sétima desde 2007. A organização suspendeu a designação para Covid na semana passada, um marco importante, embora amplamente simbólico.

Em julho de 2022, o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS, rejeitou um painel de consultores que não conseguiu chegar a um consenso e declarou o mpox uma emergência global. Até então, o surto havia aumentado para mais de 16.000 casos e cinco mortes em 75 países.

O pedágio global agora é de mais de 87.000 casos e 140 mortes em 111 países.

Em todo o mundo, cerca de 84% dos infectados eram homens que fazem sexo com homens; cerca de metade também tinha HIV A varíola era particularmente perigosa para as pessoas com HIV, que frequentemente ficavam gravemente doentes. Cerca de 15 por cento das pessoas com HIV avançado que ficaram gravemente doentes com mpox morreram.

Especialistas em saúde temem que o vírus ainda possa ressurgir neste verão, principalmente após os eventos do Pride agendados em todo o mundo nas próximas semanas. O surto do ano passado ocorreu após grandes aglomerações na Espanha e na Bélgica.

Alguns países, particularmente na região do Pacífico Ocidental, têm visto um aumento em casos desde 25 de abril, e o México registrou 12 novas mortes. Nos Estados Unidos, as autoridades de Chicago estão investigando oito novos casos, o maior número desde novembro.

“É importante que os países mantenham suas capacidades e continuem seus esforços, avaliem seus riscos, quantifiquem suas necessidades para responder e agir prontamente quando necessário”, disse o Dr. Tedros em uma reunião do comitê de emergência da OMS na quarta-feira.


Com informações do site The New York Times

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa