No Piauí, quatro dos 224 municípios, vão ter eleições com apenas um candidato ao cargo de prefeito e vice-prefeito. Cada um precisa apenas de um voto para ser eleito.
Os municípios são Santo Inácio do Piauí, Simões, Jurema e Caridade do Piauí.
O especialista em Processo Civil Eleitoral, Aurélio Lobo, disse que os candidatos precisam de tão somente um voto para serem eleitos.
“Na regra geral, o candidato precisa da maioria absoluta dos votos validos, não se computam os votos brancos e nulos, só os votos válidos dados a candidatos. Então, nesse caso da eleição única, basta que o candidato vá lá votar e alcance uma votação simples”, explicou.
A cientista política, Beatriz Ribas, considera que candidatura única pode ser considerada “comodismo político”. Ela considera que é fundamental analisar o que teria causado as candidaturas únicas.
“Uma democracia pressupõe competição, pluralidade. Os eleitores precisam fazer comparações entre os candidatos, suas histórias, suas trajetórias e seus planos de governo. Isso é saudável para a democracia. Quando não há isso, o eleitor perde referências para comparar”, conta Beatriz.
Compartilhe este post