Depois de 1 ano da tragédia de Brumadinho em que 270 pessoas morreram após o rompimento da Barragem B1, Amarante e vários municípios do Brasil estão fazendo suas homenagens às vítimas neste sábado(25).
Em Amarante, comunidades ligadas ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e também localidades rurais de Palmeirais vão estar em um manifesto solidário na comunidade Periperi, na tarde deste sábado (25).
De acordo com o presidente da Associação da Comunidade Periperi, José Antonio, haverá uma celebração, a partir das 17h na capela de Nossa Senhora de Aparecida. “Nós vamos fazer essa homenagem aos nossos irmãos vítimas da tragédia. Estamos solidários com todo o Brasil, que hoje homenageia as vítimas”, disse ele.
Devem participar do ato solidário em torno de cinco comunidades ligadas ao MAB, dentre elas São João, Periperi e Castelo – zona rural de Palmeirais.
Em vários municípios e capitais do Brasil, haverá atos solidários às vítimas, um exemplo é a 1ª Romaria da Arquidiocese de Belo Horizonte, que acontece hoje pela Ecologia integral a Brumadinho; amanhã haverá o lançamento da campanha “Jangada Água Viva”, que pede a saída permanente da companhia Vale e de sua controlada, a MBR, do complexo Paraopeba.
Esta semana, Brumadinho – que tem 36 mil habitantes, será palco de homenagens marcantes às vítimas do rompimento da barragem da mineradora Vale.
Compartilhe este post