Segundo Cleiton Queiroz, coordenador do Caminhão Digital, cada unidade atende 280 alunos, divididos em cinco turmas, sendo três funcionando às segundas e quartas, mais três às terças e quintas, em horários diferenciados, de 8h às 11h, 14h às 17h e de 18h às 21h. Uma outra turma funciona em regime de intensivão, às sextas-feiras, das 7h às 12h.
“Em cada horário, são 40 alunos, que frequentam aulas duas vezes por semana, com exceção de sexta, em que o aluno faz o curso de forma intensiva”, explica o professor, declarando ainda que é ministrado conteúdo de informática básica, com acréscimo de outros temas, como software livre.
Cleiton afirma ainda que há uma grande demanda no estado, com solicitação de vários municípios e para atender a todas as regiões, a Secretaria da Assistência Social e Cidadania, que coordena o projeto, tem um cronograma para contemplar municípios de todos os territórios da cidadania.
Com grande número de solicitações, Cleiton esclarece que são levados em conta alguns critérios, como atendimento a pessoas com vulnerabilidade social, municípios com baixo IDH e beneficiários do Programa Bolsa Família.
“O objetivo é qualificar o jovem para o mercado de trabalho”, diz Cleiton, afirmando ainda que cada caminhão tem 20m de comprimento, 6m de largura, rampa de acesso e 20 computadores.