Nesta quarta-feira, 30, aconteceu a reunião de encerramento do programa Água Para Todos, que vai contemplar com instalação de cisternas 29 comunidades da zona rural de Amarante.
A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), de Amarante, com a presença do Comitê Gestor Municipal (CGM); dos representantes do programa, Sâmia Beatriz e Raimundo Leal, ambos assistente social e técnico de campo, respectivamente; do presidente da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Leomar Duarte; e da secretária municipal de Meio Ambiente, Socorro Sousa.
CLIQUE AQUI PARA CURTIR A FANPAGE DO PORTAL SOMOS NOTÍCIA NO FACEBOOK
No processo de cadastro, que é um dos pré-requisitos para participar do Água Para Todos, 16 famílias das 29 comunidades ficaram de fora, entre outras razões, por não terem participado (quando foram convocados) da capacitação gratuita para trabalhar com as cisternas.
Segundo dados do laudo de análise, apresentados pelos representantes do programa, a comunidade Rodrigo Mendes e o assentamento Nova Conceição foram considerados em situação de maior necessidade porque a água estava insatisfatória para o consumo. Ao todo foram cadastradas 130 famílias somente nas duas localidades, sendo que Rodrigo Mendes terá mais duas cisternas em razão da demanda local.
Segundo Leomar Duarte, a instalação das cisternas é a primeira etapa do programa no município. “Os passos seguintes serão a perfuração de poços e a canalização de água nas residências rurais do município, de forma semelhante ao programa Luz para Todos”.
Compartilhe este post