No Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias se reuniu com o diretor e com executivo sênior do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) Victor Rico e José Rafael Neto – respectivamente. Durante o encontro, foi firmada uma parceria com o objetivo de conseguir recursos de U$ 200 milhões para investimentos em saneamento básico em todo o Estado.
A intenção do governo é a implantação dos recursos em duas etapas. Ele fala em universalização do atendimento de água e esgoto. “Será um plano de longo prazo, equivalente a 10 anos. Primeiro serão aplicados os recursos de U$100 milhões e, em seguida, vem a segunda etapa, com o mesmo valor. Queremos universalizar o atendimento de água e esgoto, por meio de um sistema que já está sendo implantado na capital”, pontuou Wellington.
O governador afirmou ainda que os ivestimentos em Saneamento já estão sendo executados. “São contratos de financiamento e participação de recursos do estado em parceria com o governo federal. Com esses novos recursos do CAF, equivalentes a aproximadamente R$ 600 milhões, conseguiremos avançar e contemplar o máximo de pessoas possível com água de qualidade em quantidade suficiente e esgotamento”, acrescentou.
Para o diretor Victor Rico, a parceria é resultado de conversações prévias entre o governo e o banco CAF. “Tivemos uma primeira conversa quando o governador nos visitou em Brasília e agora ficamos felizes em concretizar a parceria. Avançar na área do saneamento é uma prioridade do Governo do Piauí, tanto quanto do Governo Federal e nós, do CAF, estamos à disposição para apoiar e financiar o programa de investimentos necessário para suprir os diversos municípios do estado”, afirmou o diretor do CAF, Victor Rico.
R$ 200 milhões em Saneamento Básico | Governador fala em aplicar recurso em duas etapas
Com informações do Governo do Piauí | Lorenna Costa