Nesta sexta-feira (05), é celebrado o Dia da Extensão Rural. A data foi instituída em 1948 pelo Governo Federal, como forma de homenagear e reconhecer o trabalho essencial do agente que trabalha com o objetivo de desenvolver o setor rural. As atividades contínuas desses profissionais ajudam no fortalecimento agrícola, assim como celebram a relevância do setor para o país.
A extensão rural promove qualidade na produção, geração de emprego e renda e melhoria da vida no campo. Extensionistas apoiam agricultores, especialmente familiares, socializando conhecimentos, inovações e políticas públicas, além de incentivar práticas sustentáveis.
Além disso, o extensionista está sempre próximo ao agricultor e à agricultura familiar, apoiando, socializando saberes, inovações tecnológicas e políticas públicas, para melhorar a qualidade do trabalho e abrir novas oportunidades de mercados para a comercialização dos produtos. Os extensionistas ainda fazem o trabalho de auxiliar os agricultores a terem uma produção sustentável sob os aspectos econômicos, ambientais e sociais.