A Prefeitura de Amarante realizou na manhã desta terça-feira (22), na Câmara de Vereadores, a XI Conferência Municipal de Assistência Social de Amarante, evento que reuniu autoridades, profissionais da área e a comunidade em geral. A abertura foi marcada por um discurso de boas-vindas, os participantes foram convidados a refletir sobre o tema central: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que Temos e o SUAS que Queremos”.
O evento, que teve como conferencista a assistente social e também assessora do município no Coegemas, Andreza Cunha, destacou a importância da conferência como um espaço democrático de avaliação dos projetos e programas da rede socioassistencial. A iniciativa visa garantir que as políticas públicas na área de Assistência Social se concretizem, estabelecendo diretrizes para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Amarante.
Em um momento marcado por desafios extraordinários, especialmente devido à pandemia no município de Amarante, a Assistência Social teve um aumento significativo na demanda e nas dificuldades em fornecer assistência básica às famílias em situação de vulnerabilidade. Isso exigiu da gestão municipal que as políticas públicas se adaptassem e se reinventassem para atender às necessidades dos usuários. Durante o ato solene, houve apresentações do balé municipal e do Grupo Girassol de Amarante.
A conferência se desdobrou em cinco eixos de discussão:
- Financiamento: Com o objetivo de garantir os direitos socioassistenciais, o foco foi o financiamento e o orçamento obrigatórios, considerando as especificidades regionais do país.
- Controle Social: Buscando diretrizes democráticas e participativas, a conferência destacou a importância da qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social.
- Articulação entre os Segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS? Essa questão vital foi abordada para criar uma rede de apoio mais eficaz.
- Serviços, Programas e Projetos: A universalização do acesso e a integração das ofertas de serviços e direitos no SUAS foram temas centrais.
- Benefício e Transferência de Renda: Reconhecendo a importância dos benefícios socioassistenciais e do direito à renda como proteção social, a conferência debateu como garantir essa segurança aos cidadãos.
No encerramento, foi expresso o desejo de que a conferência fosse um espaço efetivo de participação, controle social e conquista de direitos. Com essa troca de ideias e engajamento, Amarante busca fortalecer sua política de Assistência Social e torná-la cada vez mais inclusiva e participativa.
Vídeos: Denilson Feitosa | Somos Notícia
Fotos: Gisele Duarte | Somos Notícia
Compartilhe este post