Selo identificará gestão pública comprometida com a alfabetização

Um em cada três professores da Rede Pública não possui formação adequada, revela anuário

Educação

Um novo estudo do Anuário Brasileiro da Educação Básica revelou um dado alarmante: um em cada três professores que atuam nas escolas públicas do país não tem a formação adequada para a disciplina que leciona. A pesquisa, lançada em 13 de novembro pela organização Todos Pela Educação, a Fundação Santillana e a Editora Moderna, analisou dados do IBGE e do Ministério da Educação e acendeu um alerta para a necessidade de investimentos na formação dos docentes.

A formação inadequada é mais crítica nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, onde apenas 59% dos professores possuem a formação específica na área em que lecionam. Para Ivan Gontijo, gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, a formação adequada exige que o professor seja licenciado na área em que ministra aulas. “Um professor de química, por exemplo, no ensino médio, só é considerado adequado se for licenciado em química”, explica.

O estudo também revelou que 12,8% dos docentes, considerando escolas públicas e privadas, não possuem graduação. Esse número é ainda mais preocupante na educação infantil, onde 20,5% dos professores não têm diploma de ensino superior. Em contraste, o ensino médio apresenta a maior proporção de profissionais com graduação, atingindo 96%.

Diante desse cenário, Gontijo sugere algumas soluções:

  • Garantir que os professores tenham uma jornada de trabalho adequada em uma única escola, com carga horária completa, o que facilitaria a busca por formação adequada.
  • Oferecer programas de segunda licenciatura para professores que já atuam nas redes de ensino.

A necessidade de valorização dos professores das escolas públicas é urgente. O estudo evidencia a importância de políticas públicas eficazes para garantir a formação adequada dos docentes e a qualidade da educação no país.

Um em cada três professores da Rede Pública não possuem formação adequada
Um em cada três professores da Rede Pública não possuem formação adequada

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa

Deixe um comentário