Amarante vai fazer o envio das urnas eletrônicas para os locais de votação da 8ª Zona Eleitoral neste sábado (1º). Ao todo, são 68 urnas preparadas e auditadas que irão receber neste primeiro turno os votos de 14.661 eleitores do município, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).
Recentemente, o Cartório Eleitoral de Amarante fez a capacitação dos mesários que vão atuar nas seções eleitorais. A mesa receptora de votos é composta por quatro integrantes: presidente, 1º mesário, 2º mesário e secretário.
“Todos os mesários foram treinados pela chefe de cartório de Amarante, Sara Damasceno, e por um funcionário do TRE. Eles abordaram toda a rotina que o mesário precisa para se desenvolver no dia da eleição”, disse ao Somos Notícia o técnico judiciário do TRE-PI, Wildson Lima.
O treinamento, realizado em setembro, contou com entrega de cartilha didática e exibição de um vídeo do TSE com os procedimentos necessários. Os mesários, segundo o Cartório Eleitoral, trazem para este pleito a experiência de outras eleições.
Amarante recebeu esta semana reforço de 38 policiais como forma de garantir a segurança neste primeiro turno das eleições, no próximo domingo. Em entrevista ao Somos Notícia, o capitão J. Carlos, confirmou a vinda do reforço para o município.
“A Polícia Militar, através do nosso Comando Geral, disponibilizou o efetivo essencial para manter a segurança durante o pleito eleitoral. Para esta eleição recebemos 38 homens para reforçar o nosso efetivo policial. Vamos atuar com 43 homens, que deverão manter a ordem e a disciplina no município de Amarante”, disse ele em entrevista ao Somos Notícia.
A chefe de cartório, Sara Damasceno, informou ao Somos Notícia o quadro de percursos, subdivididos em três rotas, para transporte de eleitores nas eleições 2022.
Confira a seguir:
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia
Compartilhe este post