A suposta fita de áudio de 2021 é uma evidência crucial no caso federal contra o ex-presidente dos EUA, dizem os relatórios.
Os meios de comunicação dos Estados Unidos divulgaram uma gravação de áudio na qual o ex-presidente Donald Trump supostamente se gaba de ter um documento confidencial durante uma reunião de 2021.
Na gravação de quase dois minutos, exibida pela primeira vez pela CNN na segunda-feira, Trump admitiu que não a desclassificou antes de sua saída do cargo.
A conversa ocorreu em seu clube de golfe Bedminster, em Nova Jersey, com dois funcionários, um editor e um escritor de seu próximo livro, disseram os relatórios.
Trump estava supostamente falando sobre manter um documento secreto do Pentágono com planos de atacar o Irã, citando Mark Milley, o então presidente do Estado-Maior Conjunto.
“Bem, com Milley – deixe-me ver isso. Vou te mostrar um exemplo”, ouve-se Trump dizer, de acordo com relatos da mídia.
“Ele disse que eu queria atacar o Irã – não é incrível? Eu tenho uma grande pilha de papéis. Essa coisa acabou de surgir, olha. Este era ele. Eles me apresentaram isso”, diz ele, embaralhando os papéis.
“É como altamente confidencial, secreto. Esta é uma informação secreta. Olha, olha isso. Você ataca e…”, disse Trump, de acordo com a transcrição.
“Veja, como presidente, eu poderia ter desclassificado, mas agora não posso, você sabe. Mas isso é clássico”, ouviu-se Trump dizer. “Isso não é interessante? É tão legal.”
Em um ponto da gravação, Trump é ouvido dizendo: “Você provavelmente não acreditou em mim, mas agora acredita em mim. É incrível.”
Na acusação de Trump e seu assessor, Walt Nauta, o conselheiro especial Jack Smith fez referência à gravação de uma reunião como prova.
Trump afirma que gravação ‘vazou ilegalmente’
Trump se declarou inocente de 37 acusações apresentadas por promotores federais em 14 de junho em conexão com sua suposta retenção de registros confidenciais do governo depois que ele deixou o cargo.
Em 19 de junho, ele disse que nenhum documento confidencial estava presente no momento em que a gravação foi feita.
Após o lançamento da gravação, Trump foi à sua plataforma de mídia social para criticar Smith.
“O promotor especial enlouquecido, Jack Smith, trabalhando em conjunto com o DOJ e o FBI, vazou e ‘girou’ ilegalmente uma fita e uma transcrição de mim que na verdade é uma exoneração, ao invés do que eles querem que você acredite”, disse ele.
“Esta caça às bruxas contínua é outro esquema de INTERFERÊNCIA ELEITORAL. Eles são trapaceiros e bandidos!” ele escreveu.
Com informações do site Al Jazeera
Compartilhe este post
