Last updated on 10 de agosto de 2025
Um grave acidente na BR-163, entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, no Mato Grosso, na noite dessa sexta-feira (8), resultou na morte de 11 pessoas e deixou dezenas de feridos. A colisão envolveu um ônibus interestadual e uma carreta, após o motorista do coletivo tentar uma ultrapassagem em faixa contínua, em um trecho com curva a cerca de 40 km de Lucas do Rio Verde. O impacto lateral foi violento, causando destruição parcial da lateral esquerda do ônibus e provocando uma das maiores tragédias registradas este ano na rodovia na região.
O ônibus havia saído de Cuiabá com destino a Sinop e feito parada em Nova Mutum, onde embarcou mais passageiros, seguindo com a lotação completa no momento do acidente. Entre as vítimas fatais estão o motorista do ônibus, o condutor da carreta e um passageiro que estava no caminhão. Nove pessoas morreram no local. Uma vítima não resistiu durante o trajeto até um hospital em Nova Mutum, e uma jovem faleceu durante a madrugada após ser transferida em estado grave.
Leia também:
- Sargento da PMMA morre em colisão entre moto e carro em São Luís
- No Maranhão, carreta tomba em curva e um dos semirreboques cai em desfiladeiro
- Carreta invade contramão e colide com 2 ônibus deixando cinco mortos na BR-153, na região norte de Goiás
Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), SAMU e socorristas da concessionária Rota do Oeste atuaram intensamente no local, realizando o atendimento médico, o resgate de feridos e a remoção de corpos. Devido à gravidade do impacto, algumas vítimas estavam presas às ferragens, o que exigiu trabalho de desencarceramento.

Investigação apura ultrapassagem irregular
Segundo relatos de sobreviventes e informações preliminares da PRF, o acidente ocorreu quando o motorista do ônibus tentou ultrapassar um veículo em uma faixa contínua, em um trecho de curva, onde a manobra é proibida. Nesse momento, o ônibus invadiu a pista contrária e colidiu lateralmente com a carreta, que trafegava no sentido oposto.
A Polícia Judiciária Civil vai instaurar inquérito para apurar as causas exatas do acidente. A investigação incluirá a análise de imagens de câmeras de monitoramento, depoimentos de testemunhas e sobreviventes, bem como exames periciais nos veículos envolvidos. O estado de conservação da pista, as condições de visibilidade e a velocidade dos veículos também serão avaliados.
Compartilhe este post
