Um terremoto de 7,2 graus de magnitude na escala Richter atingiu a ilha de Bohol, no centro das Filipinas, na manhã desta terça-feira (noite de segunda-feira no Brasil). As autoridades não informaram se houve vítimas nem declararam alerta de tsunami, o que pode ocorrer nestes casos.
A rádio local DZMM, porém, afirmou que ao menos quatro pessoas morreram após parte da estrutura de um porto pesqueiro ruir, de acordo com a defesa civil da cidade de Cebu, na ilha de mesmo nome. Além disso, informações de redes de TV filipinas indicam que ao menos 19 pessoas ficaram feridas na mesma localidade após o desabamento do teto de um mercado.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica no mundo todo, localizou o epicentro a 56 quilômetros de profundidade e a cinco quilômetros ao leste de Balilihan, cidade na ilha de Bohol.
O terremoto foi seguido por várias réplicas, duas delas de 5,4 e 5,3 graus, respectivamente, mas o Centro de Alertas por Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum alerta por risco de onda gigante. Um repórter da Rádio DYAB, June Perez, disse que o tremor na cidade pôde ser sentido durante cerca de trinta segundos.
As Filipinas ficam em cima do chamado anel de fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida por sete mil tremores ao ano, a maioria moderados.