Morte de líder do Hezbollah eleva tensão entre Israel e Líbano

Internacional

A tensão no Oriente Médio atingiu um novo patamar neste sábado (data não informada na fonte) com a confirmação da morte do líder do Hezbollah, em um bombardeio israelense ao Líbano. O grupo xiita, considerado terrorista por Israel e outros países, confirmou a morte do seu líder, que estava há 32 anos no comando. O ataque, motivado por um atentado a Israel que matou e feriu centenas, acendeu o alerta para uma possível escalada na guerra, com o Irã, aliado histórico do Hezbollah, prometendo retaliação.

O ataque como resposta

Israel alega que o Hezbollah, financiado e armado pelo Irã, tem como alvo bases militares e justifica o ataque como resposta a um atentado anterior, no qual centenas de “pagers” explodiram simultaneamente em diferentes localidades do país. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, autorizou o bombardeio em Beirute a partir de Nova York, onde se encontrava no momento. As imagens da sala de operações no momento do ataque foram divulgadas por Israel.

O ataque israelense resultou em um alto número de vítimas, com mais de 130 mortos, incluindo mulheres e crianças, e milhares de feridos. O bombardeio também gerou um grande fluxo de refugiados sírios que haviam buscado abrigo no Líbano para escapar do regime de Bashar Assad.

Irã promete ataque à altura

O Irã, por sua vez, condenou o ataque e prometeu uma resposta “à altura”, elevando a preocupação internacional sobre uma escalada do conflito. Em comunicado, o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou que “os criminosos deveriam estar cientes de que são muito pequenos para comprometer a estrutura do Hezbollah”. Apesar da perda de importantes líderes nas últimas semanas, incluindo o vice-comandante da Guarda Revolucionária, o Irã mantém sua posição de retaliação.

**Enquanto isso, Israel se mantém em alerta máximo, interceptando ataques e respondendo com firmeza. ** “Para os nossos inimigos eu digo: estamos fortes e determinados”, afirmou o ministro da defesa israelense. A comunidade internacional observa com apreensão os desdobramentos do conflito, que ameaça desestabilizar ainda mais a região.

Tensão no Oriente Médio alcança novo Patamar nesse sábado
Tensão no Oriente Médio alcança novo Patamar nesse sábado
Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa

Deixe um comentário