O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou oficialmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a imposição de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras destinadas ao mercado norte-americano, medida que entrará em vigor já em 1º de agosto de 2025. A decisão, conforme a carta de Donald Trump a Lula, é justificada por críticas contundentes aos “ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres” e à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF).
Trump acusa o STF de emitir “centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS” a plataformas de mídia social dos EUA, sob ameaça de multas milionárias e expulsão do mercado brasileiro. Além disso, o documento ressalta uma relação comercial considerada “desigual” e “longe de ser recíproca” entre os dois países, citando anos de “tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias” impostas pelo Brasil, que teriam gerado déficits comerciais insustentáveis para os Estados Unidos, representando uma ameaça à economia e segurança nacional norte-americana.
Na correspondência, o ex-presidente americano expressa respeito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem descreveu como um “líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato”, e criticou o tratamento dado a ele no Brasil, classificando o julgamento como uma “Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”.
Para empresas brasileiras, a tarifa de 50% pode ser evitada caso decidam transferir sua produção ou fabricação de produtos para os Estados Unidos, com a promessa de aprovação rápida e profissional desses processos. A carta de Donald Trump a Lula ainda adverte que qualquer tentativa do Brasil de aumentar suas próprias tarifas resultará em um acréscimo proporcional aos 50% já impostos.
Em uma escalada de medidas, Trump também determinou o início de uma investigação comercial formal contra o Brasil, por meio da Seção 301 da Lei de Comércio de 1974. Ele sinalizou, contudo, que as tarifas e a investigação poderão ser revistas caso o Brasil decida “abrir seus mercados comerciais” e eliminar as barreiras comerciais, afirmando que os Estados Unidos “nunca ficarão decepcionados”.

Carta de Donald Trump ao presidente Lula
Eu conhecia e lidei com o ex-Presidente Jair Bolsonaro, e o respeitava muito, assim como a maioria dos outros Líderes de Países. A forma como o Brasil tem tratado o Presidente Bolsonaro, um Líder Altamente Respeitado em Todo o Mundo durante seu Mandato, incluindo pelos Estados Unidos, é uma desgraça internacional. Este Julgamento não deve ocorrer. É uma Caça às Bruxas que deve terminar IMEDIATAMENTE!
Devido aos ataques insidiosos do Brasil às Eleições Livres, e à fundamental Liberdade de Expressão dos Americanos (como ilustrado recentemente pela Suprema Corte Brasileira, que emitiu centenas de Ordens de Censura SECRETAS e ILEGAIS a Empresas Americanas de Mídia Social, ameaçando-as com Milhões de Dólares em Multas e Expulsão do mercado brasileiro de Mídia Social), a partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma Tarifa de 50% sobre quaisquer e todos os produtos brasileiros enviados aos Estados Unidos, separadamente de todas as Tarifas Setoriais. Mercadorias transladadas para evadir esta Tarifa de 50% estarão sujeitas a uma Tarifa ainda maior.
Além disso, tivemos anos para discutir nosso Relacionamento Comercial com o Brasil, e concluímos que devemos nos afastar do relacionamento de longa data e muito injusto de comércio desleal gerado pelas Políticas de Tarifas, Não-Tarifas e Barreiras Comerciais do Brasil. Nosso relacionamento tem sido, infelizmente, longe de ser Recíproco.
Por favor, entenda que os 50% são muito menos do que o necessário para ter um Campo de Jogo Equitativo, e é necessário para corrigir as graves injustiças do regime atual. E esteja ciente, não haverá Tarifa se o Brasil, ou empresas dentro do seu País, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos e, de fato, faremos tudo para aprovar projetos de forma rápida, profissional e rotineira — em outras palavras, em questão de semanas.
Se por qualquer motivo você decidir aumentar suas Tarifas, então, qualquer que seja o número que você escolher aumentar, ele será adicionado aos 50% que cobramos. Por favor, entenda que estas Tarifas são necessárias para corrigir os muitos anos de Tarifas do Brasil, e Políticas e Barreiras Não-Tarifárias e Comerciais, causando esses Déficits Comerciais insustentáveis contra os Estados Unidos. Este Déficit é uma grande ameaça à nossa Economia e, de fato, à nossa Segurança Nacional! Além disso, por causa dos ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais das empresas americanas, bem como outras Práticas Comerciais Desleais, estou instruindo o Representante Comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, a iniciar imediatamente uma Investigação da Seção 301 do Brasil.
Se você desejar abrir os Mercados Comerciais até então Fechados para os Estados Unidos, e eliminar suas Tarifas, e Políticas e Barreiras Não-Tarifárias, nós, então, consideraremos um ajuste a esta carta. Estas Tarifas podem ser modificadas, para cima ou para baixo, dependendo de nosso relacionamento com o seu País. Você nunca ficará desapontado com os Estados Unidos da América.
Obrigado por sua atenção a este assunto!
Com os melhores votos, eu sou,
DONALD J. TRUMP
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
Compartilhe este post
