Pelo menos 16 são mortos em suspeita de vazamento de gás na África do Sul

Vazamento de gás deixa pelo menos 16 mortos na África do Sul

Internacional

Pelo menos 16 pessoas morreram em um vazamento de gás em um acampamento informal nos arredores de Joanesburgo, informou a polícia nesta quarta-feira.

Um oficial de emergência disse que as mortes resultaram de um vazamento em um cilindro de gás no acampamento, chamado assentamento informal de Angelo, perto do distrito de Boksburg, na província de Gauteng. O Serviço de Polícia da África do Sul disse que outras duas pessoas foram levadas ao hospital para tratamento, de acordo com a Associated Press.

Funcionários dos serviços de emergência disseram inicialmente que até 24 pessoas haviam morrido, mas depois revisaram o número de mortos. O motivo não ficou imediatamente claro.

Um porta-voz dos serviços de emergência, William Ntladi, disse agências de notícias locais que as autoridades receberam uma ligação sobre uma explosão por volta das 20h, horário local, mas descobriram que havia um vazamento.

Veja também no Somos Notícia:

O cilindro de gás foi encontrado em um barraco no assentamento, disse ele, acrescentando que mulheres e crianças estavam entre os mortos.

A South African Broadcasting Corporation, a emissora pública, identificou o gás como óxido de nitrato. O tipo de gás encontrado no cilindro costuma estar ligado à mineração ilegal, disse a emissora.

Mas o Sr. Ntladi disse que não estava imediatamente claro que a mineração ilegal estava ligada ao vazamento, de acordo com a Sky News. “Se os garimpeiros ilegais estão entre os mortos, isso ainda não se sabe”, disse ele.

O vazamento de gás foi interrompido posteriormente e as equipes de resgate estavam vasculhando um raio de 100 jardas ao redor do cilindro para verificar se havia mais vítimas, de acordo com a AP, citando o Sr. Ntladi.

Panyaza Lesufi, o primeiro-ministro de Gauteng, visitou o local do vazamento e disse aos repórteres: “É uma cena dolorosa de se ver e assistir. Estou muito esperançoso de que as equipes farão tudo ao seu alcance para garantir que esta cena seja devidamente protegida de uma maneira que nos ajude a conhecer a causa e fornecer respostas às pessoas afetadas.”

Ele disse que as vítimas eram “oito homens, três mulheres e três crianças”. Eles não foram imediatamente identificados.

O Sr. Lesufi também postou no Twitter filmagem do que parecia ser grande cilindros montados em estantes de madeira no local, junto com um cilindro no chão que ele disse ter sido a fonte do vazamento fatal. Suas conclusões não puderam ser verificadas independentemente.

Em dezembro, Boksburg, uma comunidade cerca de 30 minutos a leste de Joanesburgo, foi o local da explosão de um caminhão-tanque que matou pelo menos 10 pessoas, feriu pelo menos 60 outras e deixou uma cena que uma pessoa comparou a uma “zona de guerra”, com veículos retorcidos, roupas derretidas nos corpos das pessoas e espectadores sem membros.

O caminhão-tanque ficou preso sob um viaduto baixo e explodiu com uma explosão que pôde ser sentida a quase um quilômetro de distância, disseram autoridades.

Com informações do site The New York Times

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa