QUEBRAQUEBRA,
Destroços do submersível desaparecido foram encontrados perto da proa do Titanic, no fundo do mar, com todos a bordo perdidos.
O submersível Titan, desaparecido há dias no Oceano Atlântico com cinco homens a bordo, sofreu uma “perda catastrófica” consistente com a implosão da embarcação, informou a Guarda Costeira dos EUA.
Um robô de controle remoto (ROV) encontrou os destroços da proa do Titanic, o naufrágio centenário que era o destino pretendido da expedição.
O submersível que estava desaparecido desde domingo desencadeou uma busca massiva por milhares de quilômetros no oceano Atlântico Norte, atraindo agências americanas e canadenses, bem como outra assistência internacional.
A OceanGate, empresa proprietária da embarcação, anunciou na quinta-feira que quatro turistas e o CEO da empresa, que pilotava a embarcação, morreram.
“Agora acreditamos que nosso CEO Stockton Rush, Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, Hamish Harding e Paul-Henri Nargeolet estão tristemente perdidos”, disse a empresa em um comunicado.
O contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA, John Mauger, disse a repórteres na quinta-feira que um ROV primeiro encontrou o cone de cauda do submarino a cerca de 500 metros (1.600 pés) da proa do Titanic e depois encontrou peças consistentes com uma “perda catastrófica de pressão” em O navio.
“Com essa determinação, notificamos imediatamente as famílias”, disse Mauger.
“Em nome da Guarda Costeira dos Estados Unidos e de todo o comando unificado, ofereço minhas mais profundas condolências às famílias. Eu só posso imaginar como isso tem sido para eles. E espero que esta descoberta forneça algum consolo durante este período difícil.”
Mais a seguir…
Com informações do site Al Jazeera
Compartilhe este post