Com o crescimento dos casos de Covid-19 na população de Teresina, profissionais de algumas áreas como Saúde e Transporte Público ficam mais vulneráveis. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Teresina (Sintetro), Antonio Cardoso, disse que a maioria dos passageiros tira a máscara ao entrar nos ônibus.
“Eu digo por experiência própria, já vi várias vezes. As pessoas até estão de máscara na rua, mas quando entram no ônibus, tiram. E se o motorista for reclamar, as pessoas reclamam, querem chamar até a polícia”, disse.
Ele assegura que, além do risco à saúde, em razão do afastamento dos colegas doentes, os trabalhadores que estão atuando ficam com sobrecarga de serviços, dobrando a carga horária diária.
De acordo com o presidente, pelo menos três funcionários comunicaram que estão doentes e precisaram se afastar. “Mas há muito mais, vários que não querem dizer que estão doentes, que estão com Covid”, disse.
Antonio Cardoso acha que uma campanha deveria ser realizada nas paradas e também nas estações de ônibus com a finalidade de orientar a população.
A situação entre os trabalhadores é reflexo de uma tendência em todo o estado. Conforme o painel de monitoramento de casos Covid da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o aumento ultrapassa 1600%.
Com informações do g1
Compartilhe este post