Antes do início da sessão ordinária deste sábado(28), foi realizada a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Piauí e de Amarante em frente à Câmara de Vereadores.
A rápida solenidade, que aconteceu ao som do Hino Nacional, contou com a presença de dez dos onze vereadores. Em seguida, às 09h, teve início a sessão com a participação, em primeiro momento, do secretário municipal de Saúde, Ítalo Queiroz.
Ele foi convidado pelo legislativo a prestar esclarecimentos sobre a não conclusão das obras dos postos de saúde na zona rural do município.
Um dos assuntos abordados pelo secretário foi o transporte de pacientes de forma gratuita para Teresina, através do Sistema Estadual de Transporte Sanitário (SETS) do governo federal.
Segundo ele, são 31 ônibus que estão desde o mês de abril no pátio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), e a demora na liberação aos municípios está atrelada a soluções burocráticas entre o Estado, a Associação Piauiense de Municípios (APPM) e o Banco Mundial.
“Não cabe nem a nós secretários e nem a vocês vereadores, porque já fizemos a nossa parte. Cabe, portanto, ao Estado se entender com o Banco Mundial e a APPM para liberar esses ônibus”, disse ele, apontando como prazo máximo dado pelo governo o mês de janeiro de 2016.
Em relação aos postos de Saúde, o secretário considera que nunca foi investido tanto no município quanto nos últimos três anos. Ele citou como referência alguns com estruturas completas como os das comunidades Periperi, Poço Danta, Novo Estado e Mimbó.
As obras não concluídas em algumas localidades apontadas pelos vereadores durante a sessão, segundo o secretário, se dá em razão de problemas licitatórios e ao não repasse de recursos do governo federal. “Duas empresas ganharam a licitação, mas uma empresa desistiu”
Os postos de Araras, Saco da Cachoeira, Malhadinha, Elízio, Saco dos Melos e Lagoa passam por reformas e ampliações e, de acordo com o secretário, estão com as obras paradas. “Agora, nós temos o dinheiro garantido! Queremos que ele (o engenheiro da obra) venha nos dar um prazo (de entrega), tanto para vocês quanto para nós”, completa.
Ouça a gravação!
Edição, áudio, fotos e postagem: Denison Duarte




Reforma não concluída de postos de saúde em Amarante leva secretário à Câmara de Vereadores
More from Câmara de AmaranteMore posts in Câmara de Amarante »
- Cenário político na Câmara de Vereadores de Amarante após as Eleições Municipais de 2024
- Vereador Sebastião Campelo promove diálogo com moradores em comunidades rurais de Amarante
- Em Amarante, presidente da Câmara destaca incentivo aos empreendedores com o Mercado do Produtor
- Vereadores de Amarante apresentam requerimentos, projetos e debatem temas durante sessão
- Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores abre o Ano Legislativo 2023 em Amarante
Be First to Comment