São Francisco do Maranhão realizou a semifinal da IV edição do Soletrando na Sede e no povoado Mimoso, nos dias 12 e 14 de novembro, definindo os alunos que avançam para a fase final da competição. O evento, que tem o objetivo de fomentar a educação municipal, reuniu estudantes de diversas escolas em momentos de intensa disputa.
As escolas participantes do Soletrando nesta Quarta Edição, incluindo a Unidade Escolar Bernardino Viana, a Júlia Alves e a Vereador Antonio Teixeira na Sede, competiram de forma aguerrida pela vaga na final. O polo de Caraíbas, abrangendo a extensão Santa Terezinha e outras unidades, também esteve representado, garantindo o caráter abrangente da competição.
Projeto busca melhoria da leitura e compreensão
O projeto Soletrando, que foca na melhoria da leitura e compreensão do mundo, é visto pela Secretaria Municipal de Educação como um motor de desenvolvimento. Odair Miranda, subsecretário de Educação, enfatizou a importância do evento ao agradecer o apoio do prefeito Francisco do Posto.
“É um projeto que contribui para a melhoria da leitura, a melhoria da compreensão do mundo mágico das palavras”, declarou Odair Miranda durante a abertura do evento na Sede.
Francemilton Pacheco, um dos idealizadores da competição em São Francisco do Maranhão e representante da Secretaria de Educação, lembrou que os semifinalistas já merecem reconhecimento pelo esforço. Francemilton Pacheco destacou durante o evento que a competição depende de “vários fatores”, incluindo a sorte na escolha das palavras.
“Vocês já são campeão em tá aqui”, afirmou Francemilton, garantindo que mesmo os que não passarem para a próxima etapa receberão prêmio e medalha.
Reconhecimento aos alunos e protagonistas
Os alunos que participaram da semifinal Soletrando terão direito a prêmio medalha semifinal Soletrando alunos como reconhecimento pelo desempenho. O evento que ocorreu na Sede definiu nove finalistas, somando-se aos cinco já selecionados no Mimoso.
Os estudantes citados como finalistas do Soletrando 2025 em São Francisco Maranhão foram chamados de “protagonistas da noite” pelo subsecretário Odair Miranda. Entre eles, estão Ângela Soares Viana e Ana Clara Nazário de Souza, ambas da Escola Bernardino Viana. A escola Júlia Alves teve como destaque Allyson Guilherme Alves de Sousa, da comunidade Tapera.
Representando a Escola Senador Bernardino Viana polo Caraíbas Soletrando e outras unidades, os alunos Ângela Soares Viana, Laura da Silva Azevedo (vereador Antônio Teixeira) e Luís Paulo Alves de Souza (Bernardino Viana) foram alguns dos protagonistas em diversas categorias da semifinal.
Colaboração: Vando Clepi

Be First to Comment