Os tiroteios ocorrem em meio ao aumento de homicídios nos últimos anos, que se acelerou durante a pandemia de COVID, dizem especialistas.
Pelo menos seis pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas em uma série de tiroteios e violência no fim de semana nos Estados Unidos.
Os tiroteios ocorreram nos subúrbios de Chicago, estado de Washington, centro da Pensilvânia, St Louis, sul da Califórnia e Baltimore.
Willowbrook, Illinois
Pelo menos 23 pessoas foram mortas a tiros, uma delas fatalmente, na madrugada de domingo em um estacionamento no subúrbio de Chicago, onde centenas se reuniram para celebrar o 1º de junho, uma comemoração anual que marca a emancipação dos escravos afro-americanos.
O escritório do xerife do condado de DuPage descreveu o incidente como uma “reunião pacífica” que de repente se tornou violenta quando várias pessoas dispararam vários tiros contra a multidão em Willowbrook, Illinois, cerca de 32 km (20 milhas) a sudoeste de Chicago.
Estado de Washington
Duas pessoas morreram e duas ficaram feridas quando um agressor começou a atirar “aleatoriamente” contra uma multidão em um acampamento no condado de Grant, no estado de Washington, onde muitas pessoas estavam hospedadas para assistir a um festival de música na noite de sábado, disse a polícia.
O suspeito foi baleado em confronto com policiais e detido a centenas de metros do festival de música eletrônica Beyond Wonderland.
Pensilvânia Central
Um policial estadual foi morto e outro gravemente ferido com apenas algumas horas de diferença no centro da Pensilvânia no sábado, depois que um homem armado atacou um quartel da polícia estadual.
O suspeito dirigiu seu caminhão para o estacionamento do quartel de Lewistown por volta das 11h de sábado e abriu fogo com um rifle de grande calibre contra carros de patrulha marcados antes de fugir, disseram as autoridades no domingo.
O tenente James Wagner, 45, foi gravemente ferido quando foi baleado após encontrar o suspeito a vários quilômetros de distância em Mifflintown. Mais tarde, o policial Jacques Rougeau Jr, 29, foi morto a tiros pelo para-brisa de seu carro patrulha enquanto dirigia por uma estrada nas proximidades de Walker Township, disseram as autoridades.
O suspeito foi morto a tiros após uma intensa troca de tiros.
São Luís
Um tiroteio no início do domingo em um prédio comercial no centro de St Louis matou um jovem de 17 anos e feriu outros nove adolescentes.
O comissário da Polícia Metropolitana de St Louis, Robert Tracy, identificou a vítima morta como Makao Moore. Um porta-voz disse que um menor que tinha uma arma estava sob custódia da polícia como uma “pessoa de interesse”.
Adolescentes estavam dando uma festa em um escritório quando o tiroteio começou na manhã de domingo.
As vítimas tinham entre 15 e 19 anos e apresentavam ferimentos, incluindo vários ferimentos a bala. Uma jovem de 17 anos foi pisoteada enquanto fugia, ferindo gravemente a coluna.
Sul da Califórnia
Um tiroteio em uma festa na piscina em uma casa no sul da Califórnia deixou oito pessoas feridas.
A idade dos feridos é entre 16 e 24 anos, disse o Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles em um comunicado. Eles foram levados para hospitais e dois foram listados em estado crítico, disse o comunicado.
As autoridades disseram que encontraram outro jovem de 16 anos com um ferimento de bala quando responderam a uma ligação sobre um veículo que bateu em uma parede próxima.
baltimore
Seis pessoas ficaram feridas em um tiroteio na noite de sexta-feira em Baltimore.
Os policiais ouviram tiros no norte da cidade e encontraram três homens com vários ferimentos à bala.
A polícia soube mais tarde de três vítimas adicionais que entraram em hospitais da área com ferimentos de bala sem risco de vida.
Os feridos tinham entre 17 e 26 anos, disse o porta-voz do Departamento de Polícia de Baltimore, Lindsey Eldridge.
Com informações do site Al Jazeera
Compartilhe este post