A prefeitura de Amarante realizou nessa sexta-feira (16) no Corredor Cultural, em frente à Praça Quincas Castro, o ato solene de inauguração da sede da vice-prefeitura. O gestor Diego Teixeira, acompanhado de assessores municipais e vereadores, fez a entrega do espaço ao vice-prefeito Mateus Vilarinho, que esteve acompanhado da esposa Carmelita Vilarinho, das filhas Ilana Vilarinho e Mylana Vilarinho (vereadora), como também do deputado federal, Dr. Francisco Costa.
O ato solene, conduzido pela cerimonialista Arlenilsa Duarte, teve início às 18h com a apresentação do novo espaço ao público presente. O secretário municipal de Governo, Josineide Amorim, exaltou a gestão pela ação e fez também um momento ecumênico de oração e bênção do novo espaço.
A sede da vice-prefeitura, segundo informações, servirá de referência fortalecendo a organização administrativa e possibilitando a busca por serviços relacionados à administração pública municipal.
A vereadora Mylana Vilarinho destacou que a inauguração da sede da vice-prefeitura é um momento especial para a família e que o espaço chega para somar forças em benefício da população amarantina.. “Este ato nos deixa felizes por ser um momento muito especial para a nossa família. Trata-se de um espaço que chega para somar forças através dessa junção para beneficiar cada vez mais a população amarantina. Juntos, trabalharão mais fortes num mesmo propósito.”
Para o vice-prefeito Mateus Vilarinho, a inauguração da sede representa mais que uma conquista para a cidade, é um marco importante em seus 150 anos de história. “É uma satisfação muito grande poder dizer que Amarante tem um gabinete para o vice-prefeito, o que representa mais que uma conquista para a nossa cidade. Em 150 anos do município, esta é a primeira vez que ouvimos falar em um espaço para a vice-prefeitura. Em outras cidades se fala em vice-prefeito, mas sem gabinete. Hoje, nós damos esse passo muito importante.”
O deputado federal Francisco Costa parabenizou o prefeito pela sensibilidade em disponibilizar um espaço adequado para a vice-prefeitura, o que, segundo ele, não é comum em cidades menores. “Quero paranizar o prefeito por sua sensibilidade em disponibilizar um espaço adequado para a vice-prefeitura para que o vice-prefeito e sua equipe possam ouvir as demandas e reivindicações do município. A sede da vice-prefeitura servirá também para recepcionar os líderes de bairros e de comunidades rurais, contribuindo com o poder executivo nas ações voltadas às pessoas que mais necessitam das políticas públicas. Uma sede de vice-prefeitura não é comum, pois há somente em cidades maiores, onde existe esse espírito por parte do executivo de poder propiciar ações como esta”, disse o parlamentar.
O prefeito Diego Teixeira assegura que o objetivo da instalação da sede é disponibilizar um ambiente de trabalho para o vice-prefeito, o que, segundo ele, faz de Amarante um exemplo para outros municípios. “Quando fizemos a reforma administrativa, criamos o gabinete para o vice com assessores, o que não existia em Amarante. O objetivo é que o nosso vice-prefeito tenha um local para despachar e também receber lideranças do município. A ideia foi fazermos a instalação nesse prédio de estilo colonial, belíssimo e que certamente vai possibilitar que o Mateus possa desempenhar suas atividades. Isso nos deixa muito felizes por, mais uma vez, servirmos de exemplo. Há muito tempo que Amarante precisava.”
A inauguração, de acordo com o Poder Executivo, representa uma iniciativa significativa, tendo em vista a valorização do município e, consequenetemente, a melhoria da organização administrativa.
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia
