A MTV foi acusada dessa ação e até hoje é alvo de críticas em diversos sites. A emissora costumava apresentar comerciais com animação rápida, pouco compreendida pela população comum. Quando se observava cada frame, era possível ver a apresentação de imagens fortes, totalmente diferentes da real mensagem de uma simples vinheta de televisão. Segundo o Estadão , a emissora foi condenada a pagar multa após quatro jovens comunicarem o Ministério Público que encontraram mensagens sadomasoquistas em uma vinheta.
Outro caso de mensagem subliminar que foi destaque entre a década de 80 e 90 foi a série britânica ‘Max Headroom’, que apresentava um repórter digitalizado, com fundo em cromaqui e uma voz distorcida. Em alguns instantes, mal era possível compreender a mensagem, no entanto, fala-se da associação do programa com o objetivo de venda publicitária de refrigerantes.
Recentemente o SBT tem recebido críticas com relação à inserção de mensagens subliminares em sua programação. Um pouco diferente de outros casos, que usam a associação da mensagem subliminar ao prazer, violência ou coisas bizarras, a emissora tem inserido campanhas de seus próprios produtos na sua programação. As imagens de produtos da Jequiti e novela ‘Carrossel’ foram apresentadas em diversos formatos ocultos em sua grade.
O caso mais comentado na mídia digital foi a clara inserção do produto da Jequiti nos 3 primeiros segundos do programa infantil, como mostra esse vídeo.
No entanto, há mensagens e estímulos visuais não percebidos em outros programas da emissora. É o caso da inserção da mensagem da novela ‘Carrosse’l que aconteceu duas vezes nesse vídeo. Há duas inserções, no sexto e sétimo segundo do vídeo. A última inserção só é possível ver quando se passa o vídeo lentamente, ou em programas de edição audiovisual, a duração é de menos de 0,5 segundo.
Para quem não entende os efeitos das mensagens subliminares, é válido considerar que elas são estímulos que o cérebro humano capta de modo não consciente. É considerada subliminar toda e qualquer mensagem que recebemos e não percebemos. Esses estímulos podem ser visuais e sonoros.
Segundo um estudo divulgado pelo Inserm ( Instituto Nacional de Pesquisa Médica ), é possível condicionar as atitudes dos indivíduos através do uso de mensagens subliminares. No entanto, o pesquisador Mathias Pessiglione afirma que a publicidade tradicional é mais efetiva.