21 Abr (Reuters) – A fabricante de software empresarial SAP (SAPG.DE) reportou receita no primeiro trimestre acima das expectativas dos analistas nesta sexta-feira, apoiada pelo crescimento em seus negócios de nuvem, mas reduziu sua perspectiva para o ano devido ao desinvestimento de sua unidade Qualtrics.
A SAP, que em janeiro anunciou planos de cortar 3.000 empregos enquanto procurava cortar custos, não prevê mais reestruturações este ano e planeja usar tecnologias de inteligência artificial como IA generativa em seus produtos.
Embora as condições econômicas mais difíceis tenham irritado as grandes empresas de tecnologia, a SAP ainda conseguiu aumentar sua receita em 10% no primeiro trimestre, para 7,44 bilhões de euros (US$ 8,2 bilhões), superando um consenso fornecido pela empresa.
Ele disse que estava trabalhando com o chatbot ChatGPT da OpenAI, apoiado pela Microsoft Corp, que pode fornecer respostas semelhantes às humanas para perguntas.
Estávamos estudando o ChatGPT por um bom tempo… construímos mais de 50 casos de uso de IA, incorporando-os à nossa tecnologia”, disse o CEO Christian Klein em uma entrevista. Esses casos de uso estarão disponíveis para os clientes no próximo mês, após sua conferência anual Sapphire. , ele disse.
A SAP também possui um comitê interno com clientes, pesquisadores e analistas para verificar se há vieses em casos de uso de IA e se proteger contra o potencial uso indevido da tecnologia, disse Klein.
A receita do lucrativo negócio de nuvem da SAP cresceu 24% ano a ano, em linha com consenso. A SAP já descontou os lucros da subsidiária Qualtrics, que vendeu no mês passado, do relatório de lucros atual.
Para o ano, a SAP espera lucro operacional não-IFRS na faixa de 8,6 a 8,9 bilhões de euros, 200 milhões de euros a menos que antes. A previsão de receita da nuvem caiu 1,3 bilhão de euros, para entre 14 e 14,4 bilhões de euros.
“A orientação subjacente permanece essencialmente inalterada, embora atualizada para refletir a alienação da Qualtrics”, escreveram os analistas da Jefferies em nota ao cliente.
(US$ 1 = 0,9126 euros)
(Esta história foi corrigida para dizer que os casos de uso de IA, não os produtos, estarão disponíveis a partir do próximo mês, no parágrafo 5)
Reportagem de Andrey Sychev
Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.
Fonte:Reuters
Compartilhe este post