Os finalistas do I Concurso Soletrando, em São Francisco do Maranhão, realizaram na noite dessa sexta-feira (20) a maior disputa de todas as etapas do evento, que teve início em agosto. A grande final aconteceu na Praça da Igreja Matriz, no Centro da cidade.
O concurso, realizado pela Prefeitura de São Francisco do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Educação, possibilitou aos alunos das escolas franciscoenses a estimulação da pronúncia e escrita correta de palavras por meio do entretenimento.
“O projeto soletrando visa também permitir interação entre os participantes e ainda possibilitando que os alunos aprendam a soletrar e a desenvolver melhor o Português. Agradecemos a cada colégio, a cada professor e toda a equipe da Educação, que sem dúvida trabalhou muito”, disse o prefeito Adelbarto Santos, ao anunciar que o projeto deve continuar no próximo ano.
A Prefeitura também fez a escolha dos 15 professores ‘Nota 10’ que se destacaram nas atividades realizadas durante o 1º semestre de 2019. A eles foram entregues medalhas e o valor de R$ 15 mil, valor que foi dividido de modo uniforme entre os homenageados.
Os professores que mais se destacaram no semestre foram:
Do Ensino Infantil: Maria José Soares de Moura, Cristiane Pereira de Sousa, Carmen Célia Alves Nepomuceno, Francinete Rodrigues Pachêco Moura, Kaline Almeida Pachêco e Letícia da Guia Alves de Jesus,
Do Ensino Fundamental I: Meirijane Pachêco, Maria de Nazaré Lopes da Cruz, Rosileide Ribeiro da Silva Matos, Antonia Gonçalves de Sousa Pachêco, Nilza Maria Viana Monteiro, Maria Francisca Barros e Kaiena Maria Alexandra Miranda.
Do Ensino Fundamental II: Raimundo Dias da Costa, Laura Lúcia Ferreira dos Santos, Adriana Maria do Nascimento Ferreira, Maria Francicleide de Sousa, Madali Duarte Silva Santos e Marlúcia de Miranda Borges.
Do multisseriado, o vencedor foi o professor Genilson Nunes Fonseca.
“É muito importante essa prova por vermos tanta criança desenvolvida soletrando nomes. Esse evento é importante, tanto para as crianças como também para toda a cidade”, afirmou o vereador Cícero Ribeiro.
“Essa finalização do projeto é muito importante, pois entra para história de São Francisco do Maranhão. Só temos a agradecer ao prefeito pela ideia que ele resolveu abraçar. A premiação aos professores Nota 10 vem abrilhantar os professores do nosso município”, disse o vereador Rômulo Siqueira.
Para os alunos vencedores nas disputas, a premiação de R$ 4 mil foi dividida de modo uniforme. Além da premiação, todos os participantes foram contemplados com uma viagem ao Zoológico em Teresina e ao cinema.
Confira os nomes dos vencedores:
1º ano: Maria Madalena de Sousa Monteiro (da escola da comunidade Piquizeiro);
2º ano: Kananda Vitória Rodrigues (da escola Sebastião Pereira de Carvalho – no Mimoso)
3º ano: Carlos Eduardo (da escola Bernardino Viana);
4º e 5º ano: Kauã Santana (da escola Sebastião Pereira de Carvalho – no Mimoso)
Houve empate nas disputas entre alunos do 6º e 7º ano.
No 8º e 9º anos: Thiago Ribeiro (da escola Dr. Soares de Quadros, do povoado São Bento).
“A gente entende que a parte humana é importantíssima, e nós queremos mudar a educação do nosso município partindo das pessoas, de modo que aqueles que mais têm compromisso possam ser premiados”, completou o prefeito Adelbarto.
Fotos: Vando Clepi


















































































































Be First to Comment