Press "Enter" to skip to content

Rússia desencadeia ataques aéreos ‘massivos’ em Kiev da Ucrânia

Anunciantes Somos Noticia

As defesas aéreas de Kiev derrubaram 40 drones russos, com destroços matando um homem de 41 anos, dizem as autoridades.

A Rússia desencadeou duas ondas de ataques aéreos na capital ucraniana, Kiev, matando pelo menos uma pessoa e ferindo outra, segundo autoridades.

Os sistemas de defesa aérea de Kiev derrubaram pelo menos 40 drones que se deslocavam em direção à cidade nas primeiras horas do domingo, segundo o prefeito Vitali Klitschko, com a queda de destroços matando um homem de 41 anos e ferindo uma mulher de 35 anos.

“Fiquem em abrigos. O ataque é massivo!” disse o prefeito no Telegram.

Os ataques antes do amanhecer ocorreram no último domingo de maio, quando a capital celebra o Dia de Kiev, o aniversário de sua fundação oficial há 1.541 anos.

O dia é normalmente marcado por feiras de rua, concertos ao vivo e exposições especiais em museus – planos que também foram feitos para este ano, mas em menor escala.

“A história da Ucrânia é uma irritação de longa data para os inseguros russos”, disse Andriy Yermak, chefe do gabinete do presidente Volodymyr Zelenskyy, em seu canal no Telegram.

Vários distritos de Kiev, a maior cidade ucraniana com uma população de quase três milhões, sofreram com os ataques noturnos, disseram autoridades, incluindo o bairro histórico de Pecherskyi.

Como os alertas de ataque aéreo começaram logo após a meia-noite, muitas pessoas ficaram em suas varandas, informou a agência de notícias Reuters, com alguns gritos ofensivos dirigidos ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, e slogans de “Glória à defesa aérea”.

Com uma contra-ofensiva ucraniana se aproximando 15 meses após o início da guerra, Moscou intensificou seus ataques com mísseis e drones neste mês, após uma pausa de quase dois meses, visando instalações e suprimentos militares.

Ondas de ataques agora ocorrem várias vezes por semana.

No arborizado distrito de Holosiivskyi, no sudoeste de Kiev, destroços que caíram no domingo incendiaram um armazém de três andares, destruindo cerca de 1.000 metros quadrados (10.800 pés quadrados) de estruturas de edifícios, segundo o prefeito.

Um incêndio começou depois que destroços de drones atingiram um prédio não residencial de sete andares no distrito de Solomyanskyi, a oeste da cidade. O distrito é um movimentado centro de transporte ferroviário e aéreo.

No distrito de Pecherskyi, um incêndio começou no telhado de um prédio de nove andares devido à queda de destroços de drones, disseram autoridades da administração militar de Kiev ao Telegram.

Nas últimas semanas, os relatos de ataques de drones na Rússia também se multiplicaram, principalmente em regiões que fazem fronteira com a Ucrânia.

No sábado, bombardeios nessas áreas mataram duas pessoas, disseram autoridades regionais.

Moscou culpou Kiev – e seus apoiadores ocidentais – pelo crescente número de ataques e operações de sabotagem, inclusive no Kremlin, mas a Ucrânia negou envolvimento.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
0Shares