Last updated on 7 de setembro de 2025
– Tópicos –
Falha técnica provoca descarrilamento no Elevador da Glória
Um acidente fatal ocorreu na tarde desta terça-feira (3) com o Elevador da Glória, um dos principais pontos turísticos de Lisboa, em Portugal. O incidente resultou em 17 mortes e deixou 18 feridos, cinco dos quais estão em estado grave, conforme informações da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Rompimento de cabo
O descarrilamento do funicular aconteceu às 18h05 (hora local), equivalente a 14h05 em Brasília. Investigações preliminares apontam para o rompimento de um cabo de tração como possível causa, conforme informou a emissora portuguesa SIC. A RTP, emissora estatal de Portugal, também destacou que as autoridades investigam a possibilidade de falha nos freios do veículo.
Suposta falha no sistema de segurança
O engenheiro e ex-vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Nunes da Silva, analisou imagens do acidente e sugeriu uma falha no sistema de segurança. “O mais provável é que um cabo de tração tenha se quebrado e, ao quebrar, os freios que deveriam funcionar em uma situação como essa não atuaram”, declarou ele.
Registros em vídeo divulgados nas redes sociais mostram o funicular da Glória completamente destruído após colidir contra uma edificação. Uma testemunha descreveu o impacto à emissora SIC: “Bateu com uma força brutal e se despedaçou como uma caixa de papelão. Foi uma pancada muito forte, algo impressionante. Não tinha nenhum tipo de freio.”
Histórico do Elevador da Glória
O Elevador da Glória, em operação desde 1885, é um dos funiculares mais antigos de Lisboa. O veículo transporta até 43 passageiros em um percurso de 265 metros, conectando a Praça dos Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto. Em 2022, o bondinho passou por uma grande reparação, e, em 2024, recebeu manutenção periódica, seguindo os protocolos de segurança.
Autoridades lamentam tragédia
Em comunicado oficial, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou seu pesar pelo ocorrido, expressando solidariedade às famílias das vítimas e aos feridos.

Com informações do site Ver o fato
Compartilhe este post
