Na madrugada desta terça-feira (10) as cotas de inundação dos rios Longá e Marataoan foram atingidas, o que provocou alagamentos em Esperantina e Barras – região Norte do Piauí.
O Serviço Geológico do Brasil Geral (CPRM) emitiu um alerta após as precipitações que ocorreram nas últimas 24 horas.
“Sugere-se que todos os órgão competentes continuem com as medidas adequadas de prevenção e minimização de prejuízos”, informou o CPRM.
No município de Esperantina, 11 famílias foram desabrigadas e 50 estão sendo monitoradas por estarem localizadas em áreas de risco.
Os moradores foram encaminhados para alojamentos nas escolas e prédios publicos, segundo informou o G1/PI.
A CPRM, informou que o rio Longá está ainda em processo de elevação do seu nível, tendo elevado 65 centímetros nas últimas 24h, onde foi registrada a cota de 7,75 metros às 11h45 desta terça-feira. A previsão de atingir a cota em torno de 8,11 metros nas próximas 8 horas, portanto 71 centímetros acima da cota de inundação, que é de 7,40 metros.
“Todo ano chove e a gente tem que sair e ir para os abrigos, porque água invade nossas casas. É muito difícil construir com tanto sacrifício e ver tudo destruir assim”, declarou a dona de casa Maria de Fátima Oliveira Carvalho.
Na cidade de Barras, quatro famílias estão desabrigadas. Lá o rio Marataoan aumentou 47 centímetros nas últimas 24h, onde foi registrada a cota de 4,58 metros às 13h45 desta terça, e com previsão de atingir a cota em torno de 4,76 metros nas próximas 8h, portanto 56 cm acima da cota de inundação, que é de 4,20 metros.
Compartilhe este post