CAPELA DO ALTO, SP – Um passeio de balão que partiu de Boituva (SP), conhecida como a capital nacional do balonismo, terminou em tragédia na manhã deste domingo (15) na cidade vizinha de Capela do Alto (SP). Uma jovem de 26 anos morreu e outras 11 pessoas ficaram feridas após a queda da aeronave, que operava de forma clandestina.
O piloto do balão foi preso em flagrante pela Polícia Militar e autuado por homicídio culposo agravado e atividade irregular de balonismo.
O acidente na zona rural
O acidente ocorreu por volta das 8h no bairro Distrito do Porto, em uma área rural de Capela do Alto. De acordo com relatos de passageiros, o balão, que transportava 35 pessoas (33 passageiros, piloto e ajudante), atingiu o solo duas vezes antes de parar completamente. Quatro pessoas foram arremessadas para fora do cesto durante os impactos.
Equipes de resgate foram acionadas e socorreram as vítimas. Além do óbito confirmado no local, os feridos foram encaminhados para o pronto-socorro de Capela do Alto e para hospitais em Sorocaba (SP), polo de saúde da região.
Voo clandestino e piloto sem licença comercial
A investigação inicial revelou uma série de irregularidades graves. A polícia informou que a licença do piloto permitia apenas voos particulares, e não comerciais, como o que estava sendo realizado.
A Confederação Brasileira de Balonismo foi enfática ao afirmar que a empresa responsável pelo voo agia na clandestinidade. “Esse balão não faz parte do nosso corpo de atletas. Essa empresa, a prefeitura [de Boituva] já fechou ela algumas vezes e ela torna [a operar] clandestinamente”, informou a entidade.
A tragédia ocorreu enquanto Boituva sediava um campeonato oficial de balonismo, mas a confederação esclareceu que o voo clandestino não tinha qualquer relação com o evento. Inclusive, devido ao tempo instável no domingo, todos os voos oficiais do campeonato foram cancelados como medida de segurança.
Técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) foram acionados para apurar as causas técnicas da queda.
Leia também:
- Escândalo no INSS: exposto mercado clandestino de dados de aposentados e pensionistas
- Ônibus clandestino tomba em Bom Jesus deixando passageiros feridos
- Acidente com ônibus clandestino deixa homem preso nas ferragens em Tauá

Com informações do g1
Compartilhe este post
