Os militares da Colômbia encontraram as quatro crianças de 13, 9, 4 e 12 meses de idade, que sobreviveram a um acidente de avião em 1º de maio.
Quatro crianças foram encontradas vivas na selva colombiana mais de cinco semanas depois que o avião em que viajavam caiu na selva densa, disse o presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
As crianças de uma comunidade indígena foram resgatadas na sexta-feira por militares perto da fronteira entre as províncias colombianas de Caquetá e Guaviare, perto de onde o pequeno avião caiu.
O avião – um Cessna 206 – transportava sete pessoas na rota entre Araracuara, no estado do Amazonas, e San Jose del Guaviare, cidade no estado de Guaviare, quando emitiu um alerta de socorro devido a uma falha no motor na madrugada de 1º de maio. .
Três adultos, incluindo o piloto, morreram em decorrência da queda e seus corpos foram encontrados dentro do avião.
As quatro crianças, de 13, 9 e 4 anos, além de um bebê de 12 meses, sobreviveram ao impacto.
Fotos compartilhadas pelos militares da Colômbia mostraram um grupo de soldados com as quatro crianças no meio da selva.
“Uma alegria para todo o país! As quatro crianças perdidas na selva colombiana apareceram vivas”, disse Petro em uma mensagem via Twitter.
Uma alegria para todo o país! As 4 crianças que se perderam há 40 dias na selva colombiana apareceram vivas. pic.twitter.com/cvADdLbCpm
— Gustavo Petro (@petrogustavo) 9 de junho de 2023
Petro informou inicialmente que crianças haviam sido encontradas em 17 de maio em uma mensagem no Twitter, mas depois excluiu a postagem, dizendo que a informação não estava confirmada.
“Eles estavam juntos; eles são fracos. Vamos deixar os médicos avaliá-los. Eles os encontraram e isso me deixa muito feliz”, disse Petro a jornalistas na sexta-feira, acrescentando que as crianças se defenderam sozinhas no meio da selva.
As equipes de resgate, apoiadas por cães de busca, já haviam encontrado frutas descartadas que as crianças comiam para sobreviver, bem como abrigos improvisados feitos com vegetação da selva.
Aviões e helicópteros do exército e da força aérea da Colômbia participaram das operações de resgate.
Alessandro Rampietti, da Al Jazeera, reportando da capital colombiana, Bogotá, disse que as crianças pareciam estar em “boa forma”, considerando que sobreviveram sozinhas por tanto tempo na selva.
A descoberta foi “uma grande surpresa”, disse ele, acrescentando que depois de tantos dias desaparecidos na selva, as pessoas estavam perdendo a esperança de serem encontradas vivas.
“Diferentes grupos de comunidades indígenas que vivem em toda a Amazônia colombiana e em outras partes do país se juntaram a esta – realmente sem precedentes – operação de busca e resgate. Então, definitivamente uma notícia que deixou todo o país aqui extremamente feliz”, disse ele.
Com informações do site Al Jazeera
Compartilhe este post