O Vaticano divulgou um novo boletim médico sobre o estado de saúde do Papa Francisco, internado desde a última sexta-feira em Roma. O informe revelou que o pontífice apresenta um quadro clínico complexo.
Papa Francisco, de 88 anos, foi hospitalizado para realizar exames e tratar uma bronquite, após relatar dificuldades para respirar. A internação ocorreu depois que o Papa Francisco cancelou uma série de compromissos.
Segundo informações divulgadas, o Papa Francisco está com uma infecção polimicrobiana do trato respiratório. A expressão “quadro clínico complexo” indica uma situação que exige atenção e cuidados específicos, especialmente em pacientes com idade avançada.
Anteriormente, os boletins médicos transmitiam um tom otimista, indicando que o Papa Francisco enfrentava uma infecção pontual e estava recebendo tratamento adequado, permanecendo lúcido e comunicativo. No entanto, a nova avaliação de “quadro clínico complexo” sugere uma mudança no panorama da sua saúde.
Infecções em pessoas idosas podem levar a outros sintomas, como delírio, perda de consciência momentânea e confusão. Por isso, há grande preocupação com a evolução do estado de saúde do Papa Francisco.
O Vaticano informou que o estado de saúde do Papa Francisco se agravou, apresentando uma situação clínica complexa devido a uma infecção respiratória. A situação exige acompanhamento médico constante e levanta preocupações devido à idade avançada do pontífice.
