Putin afirma que Ucrânia sofreu 'perdas catastróficas' em ofensiva

Putin afirma que Ucrânia sofreu ‘perdas catastróficas’ em ofensiva

Internacional

O presidente Vladimir Putin disse que não há necessidade de uma mobilização adicional de homens para lutar na Ucrânia por enquanto, mas disse que qualquer mobilização adicional dependerá do que a Rússia deseja alcançar lá.

“Não há essa necessidade hoje”, disse Putin na terça-feira em uma reunião televisionada de correspondentes de guerra russos e blogueiros militares quando questionado sobre outra mobilização.

No ano passado, cerca de 300.000 reservistas foram convocados no que o presidente russo classificou como uma “mobilização parcial”.

“Algumas figuras públicas dizem que precisamos de um milhão ou dois milhões”, disse Putin. “Depende do que queremos.”

“Devemos voltar para lá?” Putin disse sobre Kiev, que as tropas russas não conseguiram tomar nos estágios iniciais do que Moscou chama de “operação militar especial” na Ucrânia.

Putin também disse que a Rússia precisa combater os agentes inimigos e melhorar suas defesas contra ataques dentro de seu próprio território, mas disse que não há necessidade de seguir o exemplo da Ucrânia e declarar a lei marcial.

“Não há razão para introduzir algum tipo de regime especial ou lei marcial no país”, disse Putin. “Não há necessidade de tal coisa hoje.”

Coloque em
O presidente russo, Vladimir Putin, disse que os objetivos de seu país na Ucrânia podem evoluir com a situação [Gavriil Grigorov/Kremlin via Reuters]

A contra-ofensiva em grande escala da Ucrânia começou em 4 de junho e não foi bem-sucedida em nenhuma área, disse Putin. Ele disse que a Ucrânia estava sofrendo grandes perdas e que as baixas de Kiev foram 10 vezes maiores que as de Moscou.

A Ucrânia perdeu mais de 160 de seus tanques e 25 por cento – 30 por cento dos veículos fornecidos do exterior, disse ele, enquanto a Rússia perdeu 54 tanques.

Sua avaliação veio horas depois que a Rússia alegou ter capturado veículos blindados ocidentais das forças de Kiev no campo de batalha e após ataques mortais de mísseis russos à cidade natal do presidente ucraniano, Voldoymyr Zelenskyy.

“Suas perdas estão se aproximando de um nível que pode ser descrito como catastrófico”, disse Putin.

Kiev diz ter retomado várias aldeias das forças russas nos últimos dias e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse na terça-feira que os ucranianos estão avançando e ganhando terreno em sua contra-ofensiva.

Em breves comentários antes de sua reunião com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, Stoltenberg disse que a aliança da Otan está se preparando para a cúpula dos líderes na capital da Lituânia, Vilnius, onde se espera aumentar o apoio à Ucrânia.

Munição ‘insuficiente’, drones

O líder russo se recusou a dizer se Moscou lançaria uma nova ofensiva na Ucrânia em resposta à contra-ofensiva de Kiev, dizendo que os planos da Rússia dependeriam de seu potencial militar.

Falando sobre armamento, Putin disse que a qualidade das armas russas está melhorando, mas que o país carece de munição de alta precisão e drones.

“Durante a operação militar especial, ficou claro que faltavam muitas coisas”, disse Putin. “Munições de alta precisão, equipamentos de comunicação, drones, etc… Nós os temos, mas infelizmente não são suficientes.”

Putin disse que a Rússia aumentou sua produção de armas importantes em 2,7 vezes no ano passado e também acusou o Ocidente de bombear armas para a Ucrânia.

Armas fornecidas à Ucrânia desde a invasão russa.Ele acrescentou que a Rússia está aberta a negociações de paz, mas que a única maneira de interromper o conflito é os países ocidentais interromperem o fornecimento de armas a Kiev.

Os comentários foram feitos pouco antes de os EUA anunciarem um novo pacote de ajuda militar de US$ 325 milhões para a Ucrânia, que incluirá munições para sistemas de defesa aérea, munições e veículos.

A ajuda está sendo enviada às pressas para a Ucrânia usando a Autoridade de Retirada Presidencial, que autoriza o presidente a transferir artigos e serviços de estoques dos EUA sem a aprovação do Congresso durante uma emergência.

Putin também repetiu sua acusação de que o Ocidente estava tentando derrotar a Rússia na Ucrânia e disse que Moscou tinha seu próprio “plano de paz”.

Putin pondera deixar acordo de grãos no Mar Negro

O líder russo também disse que apoiou uma ordem do Ministério da Defesa para que empresas militares privadas assinem contratos com ela antes de 1º de julho, algo que o conhecido Grupo Wagner se recusou a fazer.

Mais cedo na terça-feira, o fundador de Wagner, Yevgeny Prigozhin, disse que não tinha certeza se seus homens continuariam a lutar na Ucrânia em meio ao amargo impasse com o Ministério da Defesa, com o qual ele está em desacordo há muito tempo.

Enquanto isso, a Rússia estava considerando sair do histórico acordo de grãos do Mar Negro, que permitiu que grãos da Ucrânia chegassem ao mercado global, disse Putin, acrescentando que Moscou foi “enganada” na implementação das partes do acordo que diziam respeito às suas próprias exportações.

“Agora estamos pensando em deixar o acordo de grãos”, disse Putin.

Putin disse que o acordo visava ajudar os países “amigos” na África e na América Latina, mas que a Europa era o maior importador de grãos ucranianos e isso estava fornecendo uma fonte importante de moeda estrangeira para Kiev.

Ele acusou Kiev de usar corredores marítimos destinados a fornecer passagem segura para navios que transportam grãos “para lançar drones marítimos”.

Putin disse que discutirá o futuro do acordo de grãos com alguns líderes africanos que devem visitar a Rússia, acrescentando que Moscou está pronta para fornecer grãos gratuitamente aos países mais pobres do mundo.

O acordo foi negociado em julho passado pelas Nações Unidas e pela Turquia e permite a exportação segura de grãos de vários portos ucranianos no Mar Negro.

O Ocidente não impôs sanções aos grãos russos e outras exportações de alimentos, mas eles foram prejudicados por outras restrições a seguros e outras áreas.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa