Press "Enter" to skip to content

Pterígio: o que é, sintomas, causas e tratamento

Você já ouviu falar em pterígio? Muitas pessoas chamam de “carne crescida nos olhos” — e, de fato, essa descrição popular tem um certo fundamento. O pterígio é uma condição comum e benigna que atinge a superfície ocular, podendo causar desconforto e, em alguns casos, comprometer a visão se não tratado corretamente.

O que é pterígio?

Anunciantes Somos Noticia

O pterígio é uma membrana ou tecido fibrovascular que cresce de forma anormal sobre a parte branca do olho (esclera) e avança em direção à córnea, que é a parte transparente do olho. Geralmente, ele se forma no canto interno do olho (próximo ao nariz), mas também pode surgir no lado oposto. Em alguns casos, pode crescer a ponto de cobrir o centro da córnea e atrapalhar a visão.

Quais são os sintomas?

Os sintomas variam conforme o tamanho e a evolução do pterígio. Nos estágios iniciais, muitos pacientes não sentem nada. Com o tempo, podem surgir sintomas como:

  • Vermelhidão constante ou esporádica;
  • Sensação de areia ou corpo estranho no olho;
  • Ardência ou coceira;
  • Ressecamento ocular;
  • Em casos mais avançados, visão embaçada ou distorcida.

Além dos sintomas físicos, o pterígio pode causar desconforto estético, especialmente quando se torna mais evidente.

O que causa o pterígio?

A principal causa está relacionada à exposição prolongada a fatores ambientais. Os principais são:

  • Radiação ultravioleta (exposição ao sol sem proteção);
  • Poeira e vento;
  • Climas secos e quentes;
  • Irritação ocular crônica.

Por isso, o pterígio é mais comum em pessoas que vivem em regiões ensolaradas e passam muito tempo ao ar livre, como trabalhadores rurais, pescadores, atletas e motociclistas. Também pode ocorrer em pessoas jovens ou idosas, com maior incidência entre os 20 e 50 anos.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito por um oftalmologista durante a consulta, com exame clínico simples e sem necessidade de exames complementares na maioria dos casos. Em situações específicas, o médico pode solicitar uma fotografia da lesão para acompanhamento ou exames de imagem se houver dúvidas diagnósticas.

Existe tratamento para pterígio?

Sim. Nos casos leves, em que não há comprometimento da visão, o tratamento pode ser apenas clínico, com o uso de colírios lubrificantes ou anti-inflamatórios para aliviar os sintomas.

Se o pterígio estiver crescendo, causando irritação frequente, ou afetando a visão, a cirurgia é indicada. O procedimento é relativamente simples, realizado com anestesia local, e o paciente pode voltar às atividades em poucos dias. Atualmente, as técnicas cirúrgicas modernas com uso de transplante conjuntival e cola biológica têm reduzido bastante a chance de recidiva (retorno da lesão).

Como prevenir?

A melhor forma de prevenir o pterígio é proteger os olhos do sol usando óculos com proteção UV, chapéus ou bonés e evitar exposição prolongada a poeira e vento.
Texto por Dr. Aron Guimaraes.

Compartilhe este post
0Shares
Mission News Theme by Compete Themes.