Jesus é o nosso pastor. Ele foi enviado por Deus para o resgate de todos aqueles que nele crerem. Um pastor que dá a vida pelo seu rebanho, que nos carrega nos ombros quando não conseguimos vencer as nossas dificuldades. Contudo ele nos alerta contra os falsos pastores, que não passam de lobos vorazes. Temos vistos em nosso cotidiano, na grande mídia uma grande quantidade de pregadores prometendo milagres fáceis e iludindo o povo. Pois só alcançam essas graças fáceis aqueles que contribuem generosamente com o dízimo.
Não podemos cair neste esquema diabólico de exploração da fé. Precisamos estar atento e reconhecer a voz da verdade e da eficácia de nossa fé. Esses lobos representam todas as forças de morte, de exploração e injustiça que ameaçam as nossas famílias e a comunidade de um modo geral. É importante lembrar que todas as denúncias feitas por Jesus às estruturas do seu tempo continuam sendo válidas para aquilo que está ameaçando e causando transtornos em nossa sociedade atual. Precisamos reconhecer a voz de Deus presente e pertinente no contexto social em que vivemos.
Para reconhecer a verdadeiramente a voz do Bom Pastor, é necessário “Fazer A vontade do Pai” que se efetua na aceitação da Boa Nova e execução dos ensinamentos de Jesus em nossa própria vida. Para tanto, é preciso saber que as situações difíceis e pandemias da vida fazem parte da natureza humana e por isso muitas vezes padecemos neste “vale de lágrimas”. Mas nunca estamos sozinhos, o Bom Pastor está sempre do nosso lado nos dando forças para que possamos superar esse momento tenebroso. Ele nos ensina que após a cruz vem a ressurreição, a vida nova.
É preciso acreditar a todo instante. Os lobos estão por aí, estão interessados em nós e naquilo que podemos fazer para favorece-los! Usam linguagem bonita e cheia de recursos para nos convencer. Todo aquele que conduz um povo e não anuncia o Evangelho de Cristo é um lobo ou um falso pastor, e vai levar o seu rebanho para o abismo. Para conduzir um povo, uma família ou uma comunidade é preciso ter intimidade com Deus a ponto de reconhecer e fazer-nos conhecer a voz do Bom Pastor
Quem são os nossos líderes? A quem estamos atrelados? Quem nos leva ao Bom Pastor?
Louvado seja para sempre o nosso bom Senhor Jesus Cristo!
Professor João Filho
Amarante (PI), 04/05/2020