Astronautas sauditas viajarão para a Estação Espacial Internacional em missão privada

Internacional

Dois astronautas sauditas viajarão para a Estação Espacial Internacional (ISS) pela primeira vez em uma missão privada para realizar uma série de experimentos, informou a Agência de Imprensa Saudita oficial (SPA).

Rayyanah Barnawi, a primeira astronauta árabe e pesquisadora de câncer de mama, e o piloto de caça Ali al-Qarni estão programados para decolar em um foguete SpaceX Falcon 9 do Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, no estado americano da Flórida, no domingo.

Chegando à ISS na segunda-feira, a dupla se juntará a Peggy Whitson, ex-astronauta da NASA, e ao piloto americano John Shoffner, em uma missão organizada pela empresa espacial privada Axiom Space.

“Ser a primeira astronauta saudita, representando a região, é um grande prazer e uma honra que estou muito feliz em carregar”, disse Barnawi a repórteres em uma entrevista coletiva recente.

Para al-Qarni, a missão também é uma paixão há muito realizada.

“É uma grande oportunidade para eu perseguir esse tipo de paixão que tenho e agora … voar entre as estrelas”, disse ele.

Segundo o SPA, a equipe realizará 14 experimentos focados em “pesquisa humana, ciências celulares e experimentos de semeadura de nuvens no ambiente de microgravidade”.

O envolvimento da Arábia Saudita na missão também é expandir a educação em ciências espaciais no reino. Estudantes sauditas de ambos os sexos participarão de experimentos científicos conduzidos na ISS, de acordo com o SPA.

Barnawi disse que está ansiosa para compartilhar sua experiência com a juventude saudita.

“Ser capaz de ver seus rostos quando vêem astronautas de sua própria região pela primeira vez é muito emocionante”, disse ela.

A missão faz parte da Visão 2030 da Arábia Saudita, um programa de reforma que espera reduzir a dependência do país do petróleo e criar empregos para jovens sauditas.

Em 2018, a Arábia criou a Comissão Espacial Saudita e no ano passado lançou um programa para enviar astronautas sauditas ao espaço.

A história do Reino no espaço remonta a 1985, quando o Príncipe Sultan bin Salman bin Abdulaziz Al Saud, um piloto da força aérea, participou de uma viagem espacial organizada pelos Estados Unidos.

A região tem feito inovações no setor nos últimos anos.

Em 2019, Hazzaa al-Mansoori, dos Emirados Árabes Unidos, tornou-se o primeiro árabe a chegar à ISS. No mês passado, o astronauta dos Emirados Árabes Unidos Sultan al-Neyadi se tornou o primeiro árabe a realizar uma caminhada espacial.

A ISS – um raro exemplo de cooperação entre a Rússia e o Ocidente – orbita a Terra a cerca de 28.000 km (17.400 milhas) por hora desde 1998.

Astronautas sauditas viajarão para a Estação Espacial Internacional em missão privada
Astronautas sauditas viajarão para a Estação Espacial Internacional em missão privada

Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
Macedo CarnesSabores da TerraCitopatologista Dra JosileneAri ClinicaAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoAlternância de BannersPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa