Dessa forma, nada mais justo que o retorno do botão Iniciar ganhe destaque no primeiro vídeo de divulgação da nova versão do SO (acima). Segundo a Microsoft, a decisão da retirada do botão havia sido tomada principalmente porque as pessoas simplesmente pararam de usá-lo, uma medida que não pretendia forçá-las a usarem a nova tela Iniciar.
Na prática, nada muda
Entretanto, o retorno do botão Iniciar não vai trazer de volta aquele clássico menu que reinou até o Windows 7. Ele simplesmente vai ser um atalho para a tela Iniciar, executando a mesma função que arrastar o mouse até o canto inferior esquerdo da tela na Área de Trabalho ou pressionar a tecla Windows.
De acordo com a diretora do segmento na Microsoft, Julie Larson-Green, trata-se de uma questão de conforto: alguns usuários simplesmente gostariam de ter o botão Iniciar na tela novamente. Conforme os mais diversos vazamentos anteriores, a aparência do botão será idêntica à da nova logo do Windows, com um visual branco chapado.
Boot direto para Área de Trabalho
Outra novidade do Windows 8.1 vista no vídeo e muito aguardada pelos usuários é a possibilidade de iniciar o Windows diretamente na Área de Trabalho. Dessa forma, não será mais preciso clicar em um botão na tela Iniciar para então abrir o Desktop.
A mudança no tamanho das live tiles também estão presentes no vídeo. Você poderá criar tiles com o dobro do tamanho máximo das atuais ou com apenas um quarto do seu formato original, trazendo mais flexibilidade para a organização da tela Iniciar.
Por fim, é possível ver que o sistema de tela dividida para executar aplicativos na tela Iniciar agora suporta três aplicativos ao mesmo tempo. O Windows 8.1 será lançado para o público no dia 18 de outubro.