Preso no limbo: Desespero e frustração na fronteira Sudão-Egito

Preso no limbo: Desespero e frustração na fronteira Sudão-Egito

Internacional

Um homem está sentado contra um pilar de concreto solitário em um canteiro de obras abandonado, com a cabeça curvada para a frente, olhando para o chão empoeirado em desespero silencioso enquanto se prepara para deixar a pequena faixa de sombra.

A poucos metros de distância, sob a estrutura de concreto esquelética de um edifício inacabado, dezenas de pessoas se contorcem em torno de tijolos e materiais de construção enquanto roubam um pouco de descanso do sol implacável.

Este é Wadi Halfa, uma cidade outrora tranquila, rica em antiguidades da Núbia e uma via comercial localizada na fronteira do Sudão com o Egito.

O Sudão mergulhou no caos em meados de abril, depois que meses de tensões crescentes explodiram em um conflito aberto entre generais rivais do exército sudanês e as Forças de Apoio Rápido (RSF), que buscam controlar o país. Milhares de sudaneses ficaram presos entre os confrontos violentos e as condições cada vez mais terríveis nas passagens de fronteira congestionadas.

O clima em Wadi Halfa oscila entre atividade fervorosa à medida que multidões de pessoas se reúnem, esperançosas de conseguir processar seus vistos com sucesso no consulado egípcio, a cenas de resignação moderada enquanto grupos se encolhem na pouca sombra que podem encontrar depois de enfrentar outra rejeição.


Com informações do site Al Jazeera

Compartilhe este post
EletrocarroCinara Cristina Citopatologista Dra JosileneAfonsinho AmaranteFinsolComercial Sousa Netoclinica e laboratorio sao goncaloCetec AmaranteEducandario Menino JesusMercadinho AfonsinhoPax Uni~ão AmarantePax Uni~ão AmaranteDr. JosiasPier RestobarPax Uni~ão AmaranteHospital de OlhosIdeal Web, em AmaranteMegalink AmaranteSuper CarnesInterativa