O prefeito eleito de Orós, no Ceará, Simão Pedro (PSD), anunciou que renunciará ao cargo para assumir uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Com a renúncia, quem assume a prefeitura é a vice-prefeita eleita, Tereza Cristina Pequeno (PSB), mãe de Simão Pedro.
Simão Pedro é suplente de deputado estadual e assumirá a vaga de Gabriella Aguiar (PSD), que foi eleita vice-prefeita de Fortaleza. Em entrevista, Simão Pedro afirmou que a renúncia já estava planejada e que a chapa com sua mãe foi uma decisão estratégica.
A formação de chapa com parentes de primeiro grau, como mãe e filho, é permitida pela Constituição Federal, desde que não haja impedimentos legais. O especialista em direito eleitoral Luiz Felipe Andrade explica que a lei visa evitar a perpetuação de famílias no poder executivo. Como Simão Pedro não era prefeito no momento da eleição, a chapa com sua mãe é legal.
Orós, localizada a 350 km de Fortaleza, tem 19.675 habitantes. Simão Pedro, de 43 anos, já foi prefeito de Orós por dois mandatos. Tereza Cristina, de 73 anos, foi prefeita da cidade entre 1993 e 1996.
Simão Pedro afirmou que sua decisão beneficiará o município, já que poderá destinar mais recursos como deputado. Ele também demonstrou confiança na capacidade de sua mãe em gerir a cidade.
Compartilhe este post