O município de Amarante terá nesta quarta-feira (1º) a solenidade de posse do prefeito eleito de Amarante, Professor Adriano, e do vice-prefeito Sebastião Campelo, além dos vereadores eleitos para a gestão 2025-2028.
Programação da posse na Câmara de Amarante
A programação do ato solene terá início às 16h, inicialmente, com a posse dos vereadores eleitos na Câmara de Amarante. Em seguida, às 16h30, será a vez da posse do prefeito eleito de Amarante, Professor Adriano e do vice-prefeito Sebastião Campelo, também na Câmara de Amarante.
Após a posse, ainda na Câmara de Amarante, às 17h30, será realizada a eleição da mesa diretora da casa legislativa. Este momento é crucial para a organização e os trabalhos da Câmara de Amarante para os próximos anos.
Festa popular encerra as solenidades de posse
Para celebrar o início da nova gestão, a partir das 20h, haverá uma festa popular na Avenida Desembargador Amaral, aberta a toda a população de Amarante. O evento marca o encerramento das solenidades de posse e o início de um novo ciclo para o município.
A posse | Transferência de poder
A posse de um prefeito e vice-prefeito é o ato formal e solene que marca o início oficial do mandato de ambos. É o momento em que eles assumem as responsabilidades e as funções para as quais foram eleitos pela população. Durante a cerimônia de posse, o prefeito e o vice-prefeito fazem um juramento de cumprir a Constituição e as leis, prometendo trabalhar em prol do bem-estar do município. A posse é, portanto, um rito simbólico e legal que transfere o poder de gestão do município para os eleitos, conferindo-lhes legitimidade para governar.